Pular para o conteúdo

Filme Tempos de Peste será lançado na Feira do Livro de Santa Maria

O mês de maio na TV OVO é repleto de comemorações porque é o nosso mês de aniversário. Neste ano, além dos 26 anos que serão completados no dia 12 de maio, nesta quinta-feira, também teremos o lançamento do documentário Tempos de Peste (2022, 17’45”), às 19h, no Theatro Treze de Maio. A atividade faz parte da programação da 49ª Feira do Livro de Santa Maria.

Estão todos/as convidados/as! A entrada é gratuita e para prestigiar esse momento tão especial conosco basta retirar seu ingresso durante a tarde do dia 12 de maio, ou no hora do evento, na bilheteria no Theatro Treze de Maio.

Tempos de Peste tem direção de Marcos Borba e nos convida a observar como a história, de certo modo, é cíclica, já que explora a conexão entre a pandemia que vivemos atualmente e a peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912.

Lourdes Bicca, personagem social da produção, filha do único sobrevivente de uma família atingida pela peste bubônica em Santa Maria

“Foi desafiador encontrar imagens que sintetizassem a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia. Ao mesmo tempo, Santa Maria ainda tem lugares históricos que se inserem nestes dois contextos para conectar as épocas”, comenta Borba.

Para além desse entrecruzamento, o diretor comenta sobre uma das personagens que é agente de saúde. “Tempos de Peste traz a história de uma pessoa que está na ponta, que trabalha com saúde na periferia. As agentes de saúde tiveram um papel fundamental no combate ao novo coronavírus e acabam não sendo tão valorizadas. O filme chama a atenção para as regiões que estão à margem da cidade  e como a população desses lugares sofreram com os impactos da pandemia”.

Registro das gravações com Maria Claudete Ribeiro Xavier, agente de saúde e personagem social do documentário

O documentário Tempos de Peste tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2021.

Tempos de Peste (Sinopse)

Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar a sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.

Por Lívia Maria T. de Oliveira

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter