Pular para o conteúdo

Histórico

Com mais de 25 anos de atuação, a TV OVO ocupa um importante espaço na formação audiovisual de jovens e adolescentes, na produção de filmes e séries de curta e média-metragem e no registro da memória santa-mariense. É um coletivo audiovisual que tem como pilares da sua atuação a cultura, a educomunicação e a coletividade, gestada em meio ao movimento das rádios e TV’s comunitárias em 1996.

Desenvolvemos diversos projetos e oficinas em comunidades periféricas e escolas públicas. Realizamos oficinas de formação, cineclube e núcleos de vídeo comunitário nos projetos Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, em Santa Maria, e Pontão de Cultura FOCU em Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desenvolvemos o projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade que, desde 2008, registra a história de pessoas, ruas, bairros e distritos de Santa Maria. Temos reconhecimento nacional através dos prêmios Escola Viva (2007), Selo Cultura Viva (2007), Ponto Mídia Livre (2010), Selo e Prêmio Cultura Viva (2011), Ponto de Memória (2013) e Culturas Populares (2019). Também produzimos vídeos para o programa Ponto Brasil (TV Brasil), Laboratório Cultura Viva (Escola de Comunicação – UFRJ), Canal Futura, e coproduzimos o programa Povo Gaúcho da TVE-RS. Em 2013, rodamos o documentário A Semi-lua e a Estrela, em Caçapava do Sul, financiado pelo edital Documenta Rio Grande, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-Audiovisual), da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac-RS). Em 2014, realizamos, em parceria com o Canal Futura, formação nas cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana, para 170 jovens brasileiros, uruguaios e argentinos no projeto Diz Aí Fronteiras.  Em 2015, produzimos o curta-metragem de ficção Poeira e o documentário Frequências do Interior, ambos aprovados em edital do governo do Estado.

A mais de uma década, realizamos projetos pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria voltados para a produção de documentários a respeito da memória local, que já soma mais de 20 produções sobre culturas populares, saberes tradicionais, histórias de ruas, bairros, distritos e toda a sua gente. Também realizamos oficinas de realização audiovisual em escolas municipais e promovemos colóquios e workshops para ampliar o conhecimento e fortalecer a cadeia audiovisual da cidade.

Atuamos junto à Associação do Familiares de  Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss de Santa Maria colaborando na organização de espaços de discussões que envolvam a tragédia e registrando o desenrolar da busca por justiça. De parte deste processo, produzimos o documentário Depois Daquele Dia (2018), dirigido por Luciane Treulieb, licenciado para o Canal Brasil em janeiro de 2023, e a série Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria (2023), com direção de Marcelo Canellas, para o Globoplay.

Das produções recentes, fomos premiados no 12º Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) com a ficção Poeira, dirigida por Paulo Tavares, na categoria de melhor ator (Joel Cambraia) e melhor filme pelo júri popular. O documentário Santo Antão, com direção de Marcos Borba, recebeu menção honrosa.  Na 13ª edição, o documentário Feminino Substantivo (2019), com direção de Neli Mombelli, recebeu o troféu Vento Norte de melhor filme, melhor filme pelo júri popular e melhor trilha sonora. Existência (2019) de Paulo Tavares, recebeu o troféu Lanterninha Aurélio e direção de fotografia para Alexsandro Pedrollo de Oliveira. E os curtas  Flipando Ideias e M, desenvolvidos por alunos de escolas públicas, receberam menção honrosa pelo trabalho coletivo e pela temática abordada.

Em 2020,  documentário Mbya Arandu – Saber Guarani (2019), produzido por alunos da escola indígena Mbya Yvyrai’Ijá Tenodé Verá Miri, da aldeia Guarani Mbyá – Tekoá Guaviraty Porã, percorreu os festivais FECEA – Festival de Cinema Escolar de Alvorada/RS,  Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Festival de Cinema Estudantil de Guaíba e foi premiado como melhor documentário no prêmio especial do júri do Festival Curta Taquary, de Taquaritinga do Norte.

Ainda, seguindo a temática indígena, o documentário Quando te Avisto (2020), dirigido por Denise Copetti e Neli Mombelli, concorreu na Mostra de Curtas Gaúchos do 48º Festival de Gramado. O filme também integrou a mostra do Festival Alter do Chão 2020 e, em 2021, recebeu prêmio de melhor filme do júri popular da 14ª edição do Visões Periféricas e menção honrosa do 5º CineSerra. Foi vencedor do SMVC em 2022 nas categorias Melhor Curta e Melhor Trilha Sonora Original, para Marcelo Schmidt, da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. O filme percorreu cerca de 15 festivais em nível nacional.

Em 2020 também iniciamos a captação da primeira fase que prevê a construção e restauro do casarão de 1916 que abriga a sede da TV OVO e que será transformado no Sobrado Centro Cultural. Esta primeira fase conta com captação de recursos via Lei de incentivo à Cultura do Estado no valor de R$ 896.105,70. A edificação, de estilo arquitetônico eclético, foi tema do livro de educação patrimonial Lelé João-de-Barro: arquiteto de histórias, lançado em 2019 na 46ª Feira do Livro de Santa Maria e que ficou entre os cinco livros mais vendidos da feira.

Para 2023, a TV OVO trabalha no seu primeiro longa-metragem. O projeto do Tesmofórias: um animal que sangra foi contemplado no edital Fac Filma do governo do estado, com aporte de R$ 500 mil reais. A narrativa aborda a primeira menstruação a partir do acompanhamento de um grupo de meninas de uma escola pública na região periférica de Santa Maria.

Em linhas gerais, isto é um pouco na nossa história. Buscamos sempre interligar cultura, comunicação e audiovisual.

Coordenação e Conselho Fiscal 2022

Coordenação geral: Alexsandro Pedrollo de Oliveira

Coordenação de finanças e patrimônio: Neli Mombelli

Coordenação de pedagogia: Maurício Stock dos Santos

Coordenação de produção e comunicação: Bianca Michels Chaves

Coordenação de secretaria: Paulo Henrique Teixeira

Conselho Fiscal: Gleen Eduards Menezes Soares, Raudrey Ghillian Petry dos Santos e Willian Otávio Fontana Millani.




Somos uma associação sem fins lucrativos criada em 1996 pela iniciativa de Paulo Tavares e por adolescentes que participavam das oficinas ministradas por Tavares na época. Há quase 20 anos, ocupamos espaço importante na formação audiovisual de jovens, na produção de vídeos comunitários e de curtas-metragens e no registro da memória santa-mariense. Desenvolvemos diversos projetos e oficinas em comunidades periféricas e escolas públicas. Realizamos oficinas de formação, cineclube e núcleos de vídeo comunitário nos projetos Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, em Santa Maria, e Pontão de Cultura FOCU em Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desenvolvemos o projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade que, desde 2008, registra a história de pessoas, ruas, bairros e distritos de Santa Maria. Temos reconhecimento nacional através dos prêmios Escola Viva (2007), Selo Cultura Viva (2007), Ponto Mídia Livre (2010), Selo e Prêmio Cultura Viva (2011) e Ponto de Memória (2013). Também produzimos vídeos para o programa Ponto Brasil (TV Brasil), Laboratório Cultura Viva (Escola de Comunicação – UFRJ), Canal Futura, e coproduzimos o programa Povo Gaúcho da TVE-RS. Em 2013, rodamos o documentário A Semi-lua e a Estrela, em Caçapava do Sul, financiado pelo edital Documenta Rio Grande, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-Audiovisual), da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac-RS). Em 2014, realizamos, em parceria com o Canal Futura, formação nas cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana, para 170 jovens brasileiros, uruguaios e argentinos no projeto Diz Aí Fronteiras.  Em 2015, produzimos o curta-metragem de ficção Poeira e o documentário Frequências do Interior, ambos aprovados em edital do governo do Estado. Em linhas gerais, isto é um pouco na nossa história. Buscamos sempre interligar cultura, comunicação e audiovisual. Coordenação e Conselho Fiscal 2016 Coordenação geral: Neli Mombelli Coordenação de finanças e patrimônio: Denise Copetti Coordenação de pedagogia: Alexsandro Pedrollo de Oliveira Coordenação de produção e comunicação: Lucas Jaques Coordenação de secretaria: Rafael Rigon Titulares do Conselho Fiscal : Silvia Beatriz Eggers, Paulo Tavares e Gleen Edwards Menezes Soares Suplentes do Conselho Fiscal: Juan Pablo Menezes Soares, Willian Otávio Fontana Millani Abaixo, você confere a lista das principais atividades desenvolvidas a cada ano pela TV OVO.

2015

  • Cena Cultural  LIC/SM – 4 episódios sobre segmentos culturais de Santa Maria
  • Por onde Passa a Memória da Cidade 2015 – LIC/SM – Documentários sobre os distritos de Arroio Grande e Boca do Monte
  • Projeto Escola na Tela, em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
  • Do Lado de Cá
  • Vídeo institucional Royale
  • Frequências do Interior – FAC/RS
  • Cobertura do FISL 16

2014

  • Projeto do curta-metragem Poeira – 12° Prêmio Iecine – FAC/RS
  • Espaços Culturais 2014 – LIC/SM – 7 episódios sobre espaços culturais de Santa Maria
  • Por onde Passa a Memória da Cidade 2014 – LIC/SM – Documentário sobre o distrito de Arroio do Só
  • Prêmio Ponto de Memória – Ibram
  • Projeto Diz Aí Fronteira
  • Poeira – FAC/RS
  • Cobertura do FISL 15

2013

  • Projeto a  Semi-Lua e a Estrela – FAC/RS – Documentário sobre a corrida de cavalhadas em Caçapava do Sul/RS.
  • Quadros Culturais 2013 – LIC/SM
  • Por onde Passa a Memória da Cidade 2013 – LIC/SM – Produção de 4 documentário sobre benzedores e conhecedores de ervas medicinais
  • Projeto Arquitetônico – Sobrado Centro Cultural
  • Conexão Latino América
  • Cobertura do FISL 14

2012

  • Por Onde passa a memória da cidade – Gravação de depoimentos – histórias de vida – LIC/SM; Exibição em bairros/distritos da cidade: Teatro Independente Universitário, Vila Camarelo, Bairro Itararé – Escola Walter Jobim
  • Lançamento dos documentários do projeto Por onde passa a memória da cidade 2011 e No meu tempo na nova sede
  • Captação de recursos via plataforma Catarse.me
  • Participação na Feira do Livro de Santa Maria com cobertura colaborativa
  • Quadros Culturais – LIC/SM – TV OVO no Ônibus
  • Contrato de comodato com Marcelo Canelas de Futuras instalações do Sobrado Centro Cultural
  • Realiza um Videomapping na fachada do Sobrado Centro Cultural
  • Conexão Latino América
  • Cobertura do FISL 13
  • Mudança para futuras instalações do Sobrado Centro Cultural em 02/11.

2011

  • Projeto Por onde passa a memória da cidade – LIC /SM;
  • Projeto Olhares da Comunidade – LIC /SM;
  • Completa 15 anos em maio.
  • Participação na Feira do Livro de Santa Maria, juntamente com participação do jornalista Marcelo Canellas.
  • Cobertura do FISL 12
  • Em parceria com a 8ª CRE, realiza oficinas de introdução ao audiovisual para os educadores da Fase (antiga Febem) e do Pré-vestibular Práxis
  • Projeto Mosaico de Identidades – produção de 4 documentários, 2 no RS (Mosaico ID: PC CTG Clareira da mata, de Caçapava do Sul, e Mosaico ID: PC Vitória Régia, em Porto Alegre)  e 2 em SC (Rebojo, em São Francisco do Sul, e Escolinha de Cinema, em Criciúma).

2010

  • Parceria com o Jornal Futura para a produção de 12 matérias até janeiro de 2010.
  • Atuação do Pontão FOCU em 07 cidades, nos 03 estados da região sul;
  • Oficina de Realização Audiovisual na Casa de Cultura;
  • Intercâmbio Ponto-a-Ponto entre TV OVO (Ponto de Cultura Espelho da Comunidade) e TV FLORIPA ( Ponto de Cultura Uma Ilha se Olha II)
  • Assina Convênio com a UFSM para desenvolver projetos em parceria;
  • Participa do 11º FISL (Fórum Internacional de Software Livre);
  • Faz cobertura da 17º Feicoop – Feira Estadual de Cooperativismo
  • Promove o 1º Seminário de Cultura e Produção Audiovisual – Culturas em Rede;
  • Amplia o projeto TV OVO no Ônibus, através de convênio com a ATU/SIM;
  • A TV OVO faz documentário sobre Patrimônio Intelectual Indígena. O mesmo foi realizado juntamente com o INBRAPI e exibido em Nagoya, Japão. Outubro
  • Recebe o Selo e o Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, pelo projeto Por onde passa a memória da cidade.
  • Recebe o título de Utilidade Pública do Município de Santa Maria-RS
  • Projeto Maleta nas Escolas, parceria com Secretaria Municipal de Educação com o uso pelas escolas da Maleta “O que é Democracia” do Canal Futura.
  • TV OVO produz e grava documentário sobre cineclubismo em Santa Maria. Foi uma parceria com a Revista de História da Biblioteca Nacional. A ser lançado.

2009

  • Projeto Maleta nas Escolas, parceria com a 8ª Coordenadoria Regional da Educação, com o uso pelas escolas da Maleta O que é Democracia do Canal Futura.
  • Frutos do Brasil – Parceria com o Pontão de Cultura Aracati de São Paulo para exibição de materiais que discutam a Juventude.
  • Programa Intercâmbio Ponto a Ponto do Ministério da Cultura. Intercâmbio entre o Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, da TV OVO, e o Ponto de Cultura Centro Cultural Kanhgág Jãre, do Instituto Kaingang, Município de Ronda Alta, RS.
  • Inaugura a Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil, acervo de livros aberto ao público com o objetivo que fomentar o estudo sobre a produção de cinema e vídeo.
  • Produção colaborativa com a TV Brasil, através do Projeto Ponto Brasil;
  • Formação dos integrantes da TV OVO em Software Livre com a participação nas Oficinas do Pontão Minuano de Porto Alegre e no Campus Party – encontro de estudos em Software Livre em São Paulo.
  • Participação do 10º FISL (Fórum Internacional de Software Livre), através da cobertura compartilhada na Agencia FISL www.agenciafisl.com;
  • Parceria com o Pontão de Cultura Kuai Tema de Curitiba – PR, oferecendo oficinas audiovisuais através do Ciclo Paranaense de Cultura Digital;
  • Faz cobertura da 16º Feicoop – Feira Estadual de Cooperativismo
  • Projeto FOCU – Pontão Fomento Cultural – oficinas de audiovisual a serem realizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

2008

  • Cobertura compartilhada do TEIA 2008 em Brasília;
  • Realização do documentário comemorativo aos 70 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide;
  • Faz cobertura da 15º Feicoop – Feira Estadual de Cooperativismo
  • Inicia parceria com o Cineclube Quadrinhos S.A.;

2007

  • A TV OVO recebeu o Prêmio Escola Viva do Ministério da Cultura;
  • Desde 2007 participa do Programa Circuito Brasil da Secretaria do Audiovisual/MINC com a instalação do Ponto de Exibição Audiovisual em parceria com o Cineclube Lanterninha Aurélio, projeto cultural da CESMA.
  • Faz cobertura da 14º Feicoop – Feira Estadual de Cooperativismo
  • Projeto Cultural A Historia de Santa Maria através de suas ruas, com a produção dos documentários “Avenida Progresso” e “1ª Quadra”;

2005

  • A partir de 2005 a TV OVO passa atuar como Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, projeto do Programa Cultura Viva desenvolvido pelo Ministério da Cultura;
  • Participou nos anos de 2006, 2007, 2008 do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – TEIA;

2003

  • Em 2003 foi implantado, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, o projeto TV na Rua, visando realizar oficinas de produção de vídeo e exibição de vídeos nas comunidades da periferia;

2002

  • A partir de 2002 a TV OVO integra a equipe do Cineclube Lanterninha Aurélio, parceria com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA);
  • Integra a equipe do SMVC – Festival Santa Maria Vídeo e Cinema;
  • Desde 2002 registra e apóia o projeto cultural CESMA IN BLUES;

2001

  • Em de 2001 é desenvolvido o projeto TV OVO no Ônibus, um programa mensal de 30 minutos veiculado nas linhas de ônibus da empresa de transporte coletivo Expresso Medianeira. O projeto com seus 08 anos de existência recebeu em 2009 o Prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura;

1999

  • De 1999 a 2003 a TV OVO assumiu uma parceria com a Fundação Cultural Piratini – Radio e Televisão, co-produzindo o programa Povo Gaúcho, que ia ao ar pela TVE-RS;

1997

  • Tornou-se uma Associação sem fins lucrativos (Oficina de Vídeo), dando início a idéia de TV comunitária e tendo como objetivo mostrar a realidade das comunidades dos jovens que participavam das oficinas;
  • Participa desde 1997 da Feira do Cooperativismo, do Projeto Esperança – Cooesperança;

1996

  • No dia 12 do mês de Maio iniciou o Projeto Oficina de Vídeo Oeste com uma oficina de vídeo, direcionada ao público jovem, realizada pela Associação Comunitária da Vila Caramelo, ministrada pelo então bancário Paulo Roberto Tavares; mais tarde três meses após o inicio da oficina os alunos iriam produzir um programa de 15 minutos que receberia o nome de TV OVO, a TV da Oficina de Vídeo Oeste.
  • De 1996 até 2009 realizou 21 oficinas de vídeo, atendendo cerca de 500 jovens; Entre os anos de 1997 a 1999 a TV OVO participou do cineclube Otelo, projeto cultural do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região;

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights