Uma manhã, uma noite, uma gurizada, um DVD, muitas histórias e curiosidade…. Esse é o resumo das exibições do Projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO.

A inciativa visitou três escolas de Santa Maria exibindo os documentários Qu4tro Mistérios do Rosário e Trilhos do Itararé, além dos documentários de curta-metragem No Meu Tempo.
Na segunda, 03/12, visitamos o turno da noite da Escola Estadual Dom Antônio Reis, no Bairro Salgado filho.
Na terça-feira, 04/12, fomos até a escola Estadual Walter Jobim, no turno da noite, no Bairro Itararé. E na quarta, 05/12, foi a vez do turno da manhã da Escola Estadual Edna May Cardoso, na Cohab Fernando Ferrari, em Camobi.
Exibições como essas, além de trazerem questionamentos de como a produção é realizada, também despertam o interesse pela história das pessoas, dos lugares, das coisas. A cada exibição, sempre relacionamos a história do documentário com a a história do lugar em que os alunos vivem. A ideia é que eles reflitam sobre esse processo e que percebam que a sua atenção também pode se voltar para essas questões e, porque não, eles também produzirem vídeos como estes.

O Por Onde Passa a Memória da Cidade tem o apoio da Lei de Incentivo á Cultura (LIC) de Santa Maria. Em 2012, a proposta tem percorrido escolas e comunidades exibindo os documentário gravados no ano passado e está finalizando a gravação de 50 histórias de pessoas que queiram registrar algum momento de suas vidas. Todo esse material fará parte de um acervo, o Memórias, com finalidade de falar das pessoas, dos lugares, dos valores, das coisas… narrativas que perpassam a memória da cidade.