
O filme Morada terá seu pré-lançamento no dia 28 de maio, às 19h, no Cineclube da Boca, em sessão com libras. Com direção e roteiro de Neli Mombelli, o documentário apresenta uma narrativa sensível e instigante que se passa na Casa do Estudante ll do campus da Universidade Federal de Santa Maria. Um espaço onde histórias e sonhos se entrelaçam.
Morada acompanha os últimos dias de Eduarda Magalhães, estudante de Artes Visuais da UFSM e moradora da CEU II. Ao observar o apartamento em que mora, descobre um papel amassado dentro de um buraco na parede com data de 1989. Movida pela curiosidade e pelas diversas narrativas de jovens que atravessam aquele local em busca dos seus sonhos, ela inicia uma jornada de si e de quem poderia ser aquele pedaço de papel com vestígios de um história no tempo.
A CEU II é a maior casa do estudante do Brasil e representa um importante símbolo de assistência estudantil. O local recebe estudantes de diferentes regiões do país e abriga histórias, sonhos, dificuldades e conquistas de jovens que encontram ali não apenas um teto, mas a possibilidade de acesso ao ensino superior.

A diretora Neli Mombelli comenta sobre a temática do curta e as reflexões que espera despertar no público: “O eixo central do filme diz respeito ao acesso à moradia estudantil, sobre a importância desse tipo de política pública para que estudantes de baixa renda possam ter acesso ao ensino superior. Ao mesmo tempo, o filme toca em temas que perpassam aquele espaço, que são difíceis e precisam ser debatidos, como o adoecimento mental dos moradores da Casa.”, destaca.
A história de Eduarda conecta passado e presente a partir da vivência no espaço de acolhimento. Morada é um retrato atual, feito por quem conhece de dentro a realidade da vida na Casa do Estudante. A própria trajetória da diretora foi marcada pela vivência na CEU. Ter acesso à moradia estudantil foi o que permitiu Neli se mudar para Santa Maria e fazer o curso que tanto sonhava, além de fazer outras graduações e pós-graduação na UFSM.
O documentário é um convite à reflexão sobre pertencimento, direitos estudantis e as marcas que carregamos, e deixamos, nos lugares por onde passamos. O curta carrega um significado especial para quem morou, mora ou se conecta afetivamente com a CEU. Fica o convite a todos para prestigiar a pré-estreia!
Morada é uma realização de Denise Copetti Produções em coprodução com a TV OVO. O projeto foi contemplado pelo edital 002/2023 da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura de Santa Maria.
Texto: Heloisa Helena Canabarro/TVOVO
Fotos: João Pedro Ribas/TVOVO
Pré-lançamento do documentário Morada – Sessão com libras
Quando: 28 de maio, quarta-feira
Horário: 19 horas
Onde: Cineclube da Boca (auditório do prédio 67 da UFSM)
Entrada Gratuita