Pular para o conteúdo

TV OVO grava série documental “O Que Tem Passado”

Em breve narrativas sobre identidade, memória, patrimônios históricos, sociais e culturais materiais e imateriais vão estar disponíveis em nosso canal do Youtube e em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para vocês assistirem, prestigiarem e conhecerem histórias sensíveis que carregam marcas culturais de comunidades com características distintas e das pessoas que dão vida a esses espaços. Além da circulação da série nas redes sociais, vamos vincular a produção na TV aberta, no Canal 18.2 da TV Câmara.

Na segunda semana deste mês, julho, finalizamos as gravações da série documental “O Que Tem Passado”, a produção possui 5 episódios, de em média 25 minutos e busca valorizar o patrimônio histórico-cultural de algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul como: Mata, Silveira Martins, São Martinho da Serra, Agudo e Santa Maria.

Na foto, em primeiro plano, da esquerda para a direita, está o câmera Alan Orlando e, ao fundo, em segundo plano, estão o historiador e arqueólogo João Heitor Macedo, o arquiteto e urbanista Daniel Pereyron, no áudio Victor Mascarenhas e a jornalista e cronista Manuela Fantinel. Bastidores das gravações no Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra. Foto: Neli Mombelli.

Um dos pontos a ser tratado em nossa produção audiovisual é o incentivo à reflexão em relação ao abandono de prédios e espaços e que ações de preservação dessa memória podem ser pensadas e realizadas. Olhar para o que contam sobre o passado e pensar sobre a nossa atualidade.

A estrutura audiovisual da série busca trabalhar uma linguagem mais descontraída, em que os trajetos, as paisagens, as estradas e os imprevistos também são personagens e ajudam a compor a história. Muito mais que registrar um prédio ou um espaço, nos interessou registrar como se chega nesse espaço e quem são os sujeitos deste lugar. Assim, durante cada episódio conhecemos um pouco sobre a identidade étnico-cultural das cidades, a partir das imagens e também dos traços físicos e do sotaque dos moradores dessas localidades.

Para guiar toda essa aventura audiovisual na estrada, no estilo road movie, temos 3 personagens que são nossas referências durante os 5 episódios. Serão eles os condutores da narrativa. Cada um deles é de uma área diferente do conhecimento, assim enriquecendo e contribuindo com a produção. Manuela Fantinel é jornalista e cronista, Daniel Pereyron é arquiteto e urbanista e João Heitor Macedo é historiador e arqueólogo. Eles passeiam pelas paisagens, conhecem pessoas, se relacionam com as descobertas, com os monumentos, com as criações artísticas e durante este percurso a história é contada.

Da esquerda para a direita, temos a jornalista e cronista Manuela Fantinel, o arquiteto e urbanista Daniel Pereyron e o historiador e arqueólogo João Heitor Macedo. Imagem dos bastidores da gravação em Santa Maria. Foto: Nathália Arantes.

Convidamos toda comunidade de Santa Maria e região para conhecerem, assistirem e compartilharem esta produção local que tem muito a nos contar sobre as diversas cidades da região, mas também mais sobre nós mesmos, nossas raízes e identidades. Acreditamos que “O Que Tem Passado” promove o respeito e a valorização das identidades que compõem as cidades interioranas do Rio Grande do Sul, que  geralmente não são tema de produções fílmicas realizadas no estado.

Os episódios terão recursos de acessibilidade, contarão com tradução em LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas.O projeto “O Que Tem Passado” foi aprovado no Edital SEDAC nº. 07/2021 – FAC Patrimônio.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todos os projetos:

Por: Tayná Lopes

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter