Pular para o conteúdo

TV OVO grava nova edição do documentário “Juventudes Negras Periféricas”

Gravação do documentário com o personagem Elias Costa e participação do diretor Cícero Santiago Oliveira e Maria Rita Py Dutra

Focado em abordar os dilemas de cotistas negros nas universidades e a sua inserção no mercado de trabalho, está em produção o documentário “Entre as Cotas e os Mundos do Trabalho”. O filme busca explorar de que forma os cotistas estão inseridos neste meio, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A pré-produção, roteirização e gravações do documentário começaram em 2023. A equipe da TV OVO já percorreu Santa Maria, São João do Polêsine, Porto Alegre e Florianópolis para a captação do material. 

O documentário tem direção de Cícero Santiago de Oliveira e coordenação de Maria Rita Py Dutra e Nara Vieira Ramos. A 1ª edição do Juventudes Negras Periféricas tratou sobre os desafios vivenciados  por negros na promoção de experiências antirracistas em espaços de escolarização. Já a 2ª edição mostrou a trajetória de uma menina e um menino estudantes cotistas e moradores da Casa do Estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

A produção cinematográfica destaca negros, negras e militantes das lutas antirracistas, eles são os protagonistas da história e mostram suas perspectivas e olhares. O diretor Cícero Santiago de Oliveira revela que os personagens cotistas da primeira edição são os protagonistas desta 3ª edição.   

– Os personagens que participaram da 1ª edição, em 2011, foram resgatados, para agora problematizamos suas trajetórias, 10 anos após o lançamento do documentário original. Também vamos explorar as suas vivências acadêmicas e nos mundos do trabalho. O lançamento está previsto para novembro de 2024. – conta. 

A 3ª edição do documentário é uma iniciativa compartilhada entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), representado pelo NEABI do campus Canoinhas, e a Universidade Federal de Santa Maria, representada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias (GEPIJUF), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O documentário tem parceria com a TV OVO. O longa é viabilizado a partir de uma Emenda Parlamentar, do Deputado Federal Elvino José Bohn Gass, do Rio Grande do Sul, disponibilizada à Universidade Federal de Santa Maria.

– Assista a 1ª edição – Curta-metragem Juventudes Negras Periféricas

– Assista a 2ª edição – Documentário Quando a Universidade é a Nossa Casa  

Por: Heloisa Helena Canabarro 

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights