Pular para o conteúdo

TV OVO é premiada no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema

Alguns dos festivais e prêmios do documentário Quando Te Avisto.

Nosso documentário Quando Te Avisto (2020), dirigido por Denise Copetti e Neli Mombelli, foi premiado no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). O filme, que fala sobre a presença indígena em Santa Maria – RS e aborda de forma universal a resistência desses povos, recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original, para Marcelo Schmidt, e Melhor Curta da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.

Após termos passado por 12 festivais no período de um ano, ficamos felizes ao sermos premiados em casa. A conquista é resultado de muita parceria, principalmente com as aldeias Guarani e Kaingang que nos receberam e nos possibilitaram contar estas histórias de luta, resistência e de sabedoria.

“Não há palavras para descrever a alegria que a gente sente a cada novo festival ou mostra que o Quando Te Avisto integra. Passa um mundo pela nossa cabeça quando a gente começa a trabalhar numa nova produção audiovisual. E esse mundo ganha novos contornos quando essa produção começa a circular e, ainda mais, quando ganha reconhecimentos.” comenta Neli, uma das diretoras do curta-metragem.

Participamos também de diversos debates sobre o filme. Sobre isso, Neli diz: “Além do reconhecimento, importa também, e muito, os debates e reflexões que estas narrativas provocam. E sim, acredito que um filme tem a potência de provocar mudanças, porque ele traz novas perspectivas para quem assiste.”

Sinopse

O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas?

O documentário faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2019, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria – LIC/SM.

Confira o trailer do documentário.

Por Lívia Maria Teixeira de Oliveira e Tayná Lopes

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter