Pular para o conteúdo

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN têm aula no sobrado da TV OVO

No último sábado (21), os alunos da disciplina de Ateliê III do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) tiveram aula em um local diferente do usual, longe do ambiente acadêmico. O encontro foi na nossa sede, na TV OVO. Os professores Clarissa Pereira e Daniel Pereyron apresentaram para os alunos o projeto do Sobrado Centro Cultural e também o de uma casa do centro histórico de Santa Maria, RS.

Na disciplina Ateliê III, os alunos trabalham com pré-existências, fazendo intervenções em prédios antigos. A aula no nosso sobrado teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com um prédio centenário, que exige todo um cuidado especial dos profissionais. 

Professora Clarissa Pereira apresenta projeto do Sobrado Centro Cultural para os alunos da disciplina de Ateliê III do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN)

O sobrado, que fica na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Ernesto Becker, foi construído pelo engenheiro civil Evandro Ribeiro (1882-1960). Nascido em Caçapava do Sul, ele veio para Santa Maria com o desejo de viver como poeta, integrando a Academia Literária Sul- rio-grandense e a Academia de Letras do Rio Grande do Sul, motivo pelo qual a casa foi espaço de saraus literários e intensa movimentação cultural. Depois de ter sido residência da família Danesi, de 1940 a 1980, o imóvel foi adquirido por Marcelo Canellas em 2010. Canellas doou o casarão para a TV OVO em 2016, quando completamos 20 anos.

O Projeto Sobrado Centro Cultural desenvolve-se desde 2012 e prevê a transformação do sobrado e do galpão em anexo em um centro voltado para a cultura. Em 2019, a iniciativa foi aprovada na Lei de Incentivo à Cultura do estado do Rio Grande do Sul e está em captação de recursos. Para saber mais, acesse: https://tvovo.org/portal/blog/tv-ovo-aprova-projeto-para-restauracao-do-sobrado/

Ao fim da aula, foram sorteados alguns exemplares do livro “Lelé João-de-Barro: arquiteto de histórias”, cujos autores são os arquitetos Clarissa,  Daniel e a jornalista Neli Mombelli, integrante da TV OVO. O livro foi pensado para crianças, com o objetivo de trabalhar o reconhecimento e valorização do patrimônio histórico da cidade e ensinar sobre o ecletismo, estilo arquitetônico do Sobrado.

 

Por Giovana Dutra

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter