Pular para o conteúdo

Exposição Nos Animados Tempos de Joel Saldanha

Card de divulgação.

A exposição interativa Nos Animados Tempos de Joel Saldanha integra a programação da 48° Feira do Livro de Santa Maria e faz um mergulho em um momento em que não havia internet, nem mesmo computadores, para mostrar como a mente criativa e inventiva de um desenhista foi capaz de produzir animações cinematográficas sem os modernos programas de edição. 

Joel Romagueira Coimbra Saldanha (1936-2018) trabalhou em uma agência de publicidade, foi desenhista da Universidade Federal de Santa Maria, ilustrou livros e revistas. Mas seu coração batia mais forte mesmo era pelo cinema de animação. Quem visitar a exposição vai conhecer equipamentos, maquetes, filmes, desenhos, bonecos articulados e muitos outros materiais que ajudam a contar um pouco da história desse personagem tão fascinante quanto os desenhos aos quais deu vida e, claro, mais um pedacinho da história do cinema feito em Santa Maria. 

A exposição será inaugurada na Sala de Exposições Angelita Stefani/IMAS, na Universidade Franciscana, no conjunto III – prédio 14, no dia 08 de outubro, às 17h. É gratuita e estará aberta para receber o público geral, a comunidade de Santa Maria e região e especialmente estudantes e pesquisadores do campo do cinema. Para uma melhor experiência, recomenda-se levar celular e fone de ouvido. O horário de visita à exposição é: segunda, terça e quinta pela manhã, das 8h30min às 12h; segunda à tarde, das 15h15min às 18h; terça, quarta e sexta à tarde, das 13h30min às 18h.

Desde o início deste ano, 2021, a equipe da TV OVO trabalha na catalogação do acervo, que conta com equipamentos que eram usados por Saldanha em suas filmagens, até objetos antigos, filmes em película e preciosidades, como os desenhos feitos por ele para dar vida a seus personagens em uma época em que as animações eram desenhadas quadro a quadro. 

A cada caixa aberta, que foram doadas pelas filhas de Joel, à TV OVO, surgem valiosos e curiosos elementos. Nos últimos meses, a arquivista Luiza Haesbaert, que trabalha no projeto, tem se dedicado a higienizar e catalogar inúmeras peças que fazem parte dos cenários construídos por Saldanha, muitas delas usando materiais reciclados. “É um trabalho que está sendo feito com muito cuidado para preservar o acervo. Ele foi muito criativo e atento aos detalhes na confecção dos cenários e é preciso tomar cuidado ao identificar cada peça e também em relação à conservação delas”, afirma Luiza.

O trabalho foi delicado e zeloso, já que cada peça precisou ser higienizada e há maneiras singulares de lidar com cada uma. Com a catalogação do acervo e com a exposição aberta ao público preservamos e difundimos a memória do audiovisual local, santamariense. 

Francine Nunes, integrante da TV OVO, conta que tem se surpreendido muito em estar trabalhando no projeto do acervo porque não conhecia a história de Joel Saldanha. “Para mim é tudo uma grande novidade. Fico impressionada com o trabalho dele, com toda dedicação e cuidado com o que ele fazia. E fico impressionada com a quantidade e riqueza de materiais, os filmes, os roteiros originais, os cenários pros filmes, os equipamentos para os filmes. Eu fico bem feliz com a variedade de itens que esse acervo tem”, relata Francine.

A jornalista Marilice Daronco, que faz parte do projeto e que conheceu Saldanha e o entrevistou para suas pesquisas de especialização e mestrado, também se disse surpresa com alguns dos filmes. “Ele não havia contado sobre suas animações que envolvem aventuras no espaço. Quando assistimos aos filmes, fiquei impressionada com os resultados que ele teve, principalmente sabendo que ele fazia isso por paixão ao cinema, em suas horas vagas,” diz Marilice.

A exposição Nos animados tempos de Joel Saldanha espera por você até o fim deste mês de outubro. Não deixe de prestigiar, conhecer e se aventurar nas nuances do tempo passado que nos ajudam a entender o tempo de hoje. “Minha expectativa é que as pessoas explorem os módulos na exposição, que seja divertido conhecer um pouco sobre o Joel e que vejam toda multiplicidade que foi o trabalho dele”, revela Francine.

Além de organizar o acervo e a exposição, a nossa equipe está trabalhando em seis produções audiovisuais, com intérprete de libras,  que envolvem a divulgação e registro das obras de Saldanha e que posteriormente serão postados nas redes sociais da TV OVO e compartilhadas com quem acompanha o nosso trabalho em meio virtual.

A exposição faz parte do Projeto Acervo Joel Saldanha, aprovado no edital de Fomento aos Espaços Culturais de Santa Maria, da Secretaria de Município de Cultura, através da Lei Aldir Blanc. Também conta com o apoio da Fundação Eny, que custeou a telecinagem de três filmes feitos por Saldanha.

O que: Exposição Nos animados Tempos de Joel Saldanha

Onde: Sala de Exposições Angelita Stefani/IMAS – UFN, conjunto III, prédio 14

Quando: abertura 8 de outubro às 17h, encerramento 29 de outubro, às 18h

Entrada: gratuita

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter