
Em 12 de maio, a TV OVO completa 29 anos de história em Santa Maria. Para marcar a data, o coletivo organizou uma programação especial com exibições de produções audiovisuais realizadas ao longo de sua trajetória. As sessões têm entrada gratuita e são abertas ao público em geral.
As exibições ocorrem no Cineclube da Boca, durante todo o mês de maio, sempre às quartas-feiras, às 19h, no Prédio 67 no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os documentários abordam temas como memória, moradia, juventude, direitos humanos e diversidade cultural – temas que sempre atravessaram as produções do coletivo.
A mostra também inclui a pré-estreia de documentários inéditos. No dia 21 de maio, serão exibidos dois episódios da série “Nova Santa Marta”, intitulados “Cidade de Madeira” e “Cidade de Concreto”, que narram a história da ocupação e da luta por moradia no bairro. Já no dia 28, será apresentado o curta “Morada”, que traz uma narrativa ambientada na Casa do Estudante II da UFSM.
Além disso, em todas as sessões será exibido o trailer do primeiro longa-metragem da TV OVO, chamado “Quando a Gente Menina Cresce”, que aborda a primeira menstruação e deverá ser lançado em breve. Venha celebrar com a TV OVO! O público está convidado a participar e comemorar o aniversário do coletivo.
Confira a programação completa:
07 de maio — Curtas de diferentes épocas
Exibição de vídeos produzidos em diferentes épocas da TV OVO, um de aniversário de 2 anos e outro de 22 anos. Após, serão apresentados os documentários “Existência” e “Feminino Substantivo”.
EXISTÊNCIA | 3’57’’
DIREÇÃO: PAULO TAVARES
Como se mensura uma existência? Quando tem seu início? E quando chega ao fim? Ou será que retumba no tempo? Ecoando ad infinitum.
FEMININO SUBSTANTIVO | 9’58’’
DIREÇÃO: NELI MOMBELLI
As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram na maior manifestação de mulheres da história do Brasil.
14 de maio — Documentários NUCAC
Documentários de produção coletiva de jovens participantes das oficinas de formação audiovisual do Núcleo Cultura, Arte e Cidadania (Nucac), da Nova Santa Marta.
DE JOVEM PARA JOVEM | 10’28’’
Conta sobre a vida de dois jovens que têm experiências distintas. O cotidiano é traduzido em reflexões que perpassam a adolescência, as dificuldades e os sonhos dessa fase da vida.
VIDA EM PROJETO | 9’30’’
Acompanha Pedro e Ingrid, dois jovens do bairro Nova Santa Marta que compartilham suas experiências sobre como projetos de cunho social de arte e cultura mudaram suas vidas, ajudando a desenvolver habilidades, autoestima e novas perspectivas.
21 de maio — Série Nova Santa Marta (pré-estreia)
02| CIDADE DE MADEIRA | 28’30”
DIREÇÃO: ALAN ORLANDO
A narrativa é conduzida por Bruno, filho de uma das lideranças do bairro da Nova Santa Marta, que continua sua jornada em busca da história de formação da comunidade. Mesmo depois de estabelecida, a ocupação segue unida em luta por melhores condições. Depois da lona, as casas começam a ser de madeira.
03 | CIDADE DE CONCRETO | 20”
DIREÇÃO: ALAN ORLANDO
O terceiro e último episódio, mostra como o bairro se modificou ao longo de 34 anos, transformando-se numa das maiores ocupações organizadas da América Latina. O filme registra e reflete sobre o passado e o futuro do bairro e mostra que a luta continua.
28 de maio — Morada (pré-estreia)
Direção de Neli Mombelli, uma coprodução de D.Copetti Produções com a TV OVO.
MORADA | 24´49″
Eduarda, que vive seus últimos dias na casa do estudante na Universidade Federal de Santa Maria. Observando o apartamento em que mora, descobre um papel amassado dentro de um buraco na parede com data de 1989. Movida pela curiosidade e pelas diversas narrativas de jovens que atravessam aquele local em busca dos seus sonhos, ela inicia uma jornada de si e de quem poderia ser aquele pedaço de papel com vestígios de um história no tempo.