Pular para o conteúdo

Lançamento e sessão de autógrafos do livro Cronicaria será no dia 05 de maio, na Feira do Livro de Santa Maria

O livro do projeto Cronicaria será lançado na Feira do Livro de Santa Maria, dia 05 de maio, sábado, às 17h. Além de textos, assinados por Manuela Fantinel e Marcelo Canellas, o livro também traz o que podemos chamar de “fotocrônicas”, de Renan Mattos e sensíveis ilustrações de Elias Ramires Monteiro. A obra, que tem organização da colaboradora da TV OVO Neli Mombelli, é carregada de lirismo, reflexão, cotidiano e narrativas cheias de humanidade. Esta é primeira publicação impressa do selo Sobrado Centro Cultural e da TV OVO.

O Cronicaria é resultado de um processo coletivo, que integra cronistas e leitores desde sua concepção. Ele nasce da proposição da TV OVO em conjunto com Marcelo, Manuela e mais 126 pessoas que, por meio de um financiamento coletivo via internet, contribuíram para a publicação de crônicas semanais, às quartas e aos sábados, no site do projeto, entre agosto e novembro de 2017. Agora, além de receber a versão impressa, o Cronicaria também irá para as bibliotecas das escolas públicas da cidade. As 80 escolas da rede municipal, além da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, receberão dez exemplares da obra.

O Cronicaria é um espaço para pensar literariamente sobre o mundo da vida. Falar de amor, de dor, de dúvidas, de política, de afeto, de humor, de encontros, de direitos, de lutas, de deveres, de desencontros, de cultura, de amizades, de resistências, de lágrimas, de sorrisos… enfim, falar da vida que é viva, que se contrai e se expande na espiral do tempo, é o modo como o Cronicaria encontrou não para, de forma impreterível, responder, mas para lançar um olhar sobre temas que estão a nossa espreita, e que carinhosamente chamamos de doses homeopáticas de reflexões narrativas cotidianas.

Muito embora o foco da TV OVO seja o audiovisual, o Cronicaria é mais um dos lastros do Sobrado Centro Cultural, que busca engajar e envolver as pessoas nos liames da escrita, da leitura, do cotidiano, do encontro e da reflexão no intervalo do tempo.

Para quem quiser adquirir o livro, ele já está disponível na Cesma e na Livraria Athena e estará nas respectivas bancas durante a feira. Manuela e Marcelo estarão na sessão de autógrafos do livro no sábado, 05/05. A partir da próxima semana também será possível comprar pelo site da TV OVO (tvovo.org/loja).

Sobre os autores

Marcelo Canellas
Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 1987. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Ganhou, em 30 anos de carreira, mais de 50 prêmios jornalísticos nacionais e internacionais. É autor do livro Províncias: crônicas da alma interiorana (Globo, 2013) e entusiasta do projeto santa-mariense Sobrado Centro Cultural, junto com a TV OVO.

Manuela Fantinel
Prestes a se formar em Jornalismo pela Universidade Franciscana, Manuela estuda temas ligados à representação cultural. Feminista e viajante, a jovem santa-mariense sempre dedicou-se à poesia e à literatura, ficando em primeiro lugar na categoria crônica no Concurso Literário Municipal, em 2012. Já integrou a equipe da TV OVO.

 

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights