O mês de maio na TV OVO é repleto de comemorações porque é o nosso mês de aniversário. Neste ano, além dos 26 anos que serão completados no dia 12 de maio, nesta quinta-feira, também teremos o lançamento do documentário Tempos de Peste (2022, 17’45”), às 19h, no Theatro Treze de Maio. A atividade faz parte da programação da 49ª Feira do Livro de Santa Maria.
Estão todos/as convidados/as! A entrada é gratuita e para prestigiar esse momento tão especial conosco basta retirar seu ingresso durante a tarde do dia 12 de maio, ou no hora do evento, na bilheteria no Theatro Treze de Maio.
Tempos de Peste tem direção de Marcos Borba e nos convida a observar como a história, de certo modo, é cíclica, já que explora a conexão entre a pandemia que vivemos atualmente e a peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912.

“Foi desafiador encontrar imagens que sintetizassem a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia. Ao mesmo tempo, Santa Maria ainda tem lugares históricos que se inserem nestes dois contextos para conectar as épocas”, comenta Borba.
Para além desse entrecruzamento, o diretor comenta sobre uma das personagens que é agente de saúde. “Tempos de Peste traz a história de uma pessoa que está na ponta, que trabalha com saúde na periferia. As agentes de saúde tiveram um papel fundamental no combate ao novo coronavírus e acabam não sendo tão valorizadas. O filme chama a atenção para as regiões que estão à margem da cidade e como a população desses lugares sofreram com os impactos da pandemia”.

O documentário Tempos de Peste tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2021.
Tempos de Peste (Sinopse)
Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar a sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.
Por Lívia Maria T. de Oliveira