O documentário O Mercado de Notícias, do cineasta gaúcho Jorge Furtado, tem exibição em Santa Maria no dia 9 (terça-feira), no Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), às 17h e às 19h.
O ponto de partida do audiovisual é inspirado na peça homônima do século 17, do dramaturgo britânico Ben Jonson, que trata, com humor, a então recente atividade: o jornalismo. O longa traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo e casos recentes da política brasileira, em que a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque. Após a 2ª exibição, haverá um debate com jornalistas e convidados. A realização é do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e da Cesma.
A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados entre os dias 3 e 5 de dezembro, nas recepções do Centro Universitário Franciscano, nos seguintes endereços:
– Conjunto I, rua dos Andradas, 1614
– Conjunto III, rua Silva Jardim, 1175
Documentário de Jorge Furtado
Dia 9 de dezembro (terça-feira), 17h e 19h30min
Entrada Franca – Ingressos antecipados
Informações sobre o filme em http://www.omercadodenoticias.com.br/
Sinopse:
O Mercado de Notícias, o filme, traça um painel sobre mídia e democracia, incluindo uma breve história da imprensa, desde o seu surgimento, no século 17, até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos. O documentário enfatiza dois aspectos destacados na peça de Ben Jonson: o primeiro o debate sobre a credibilidade da notícia, que inevitavelmente contraria e favorece interesses; o segundo é a necessidade constante e crescente de informações, a demanda por notícias que acaba por se tornar entretenimento. Além dos trechos da peça e de pequenos documentários sobre a história do jornalismo, o filme traz entrevistas com treze grandes jornalistas brasileiros. Estas entrevistas, onde os profissionais compartilham suas experiências e percepções acerca da profissão – presente, passado e futuro – estão também disponíveis aqui no site, em versões ampliadas.