
Em novembro de 2019, fomos contemplados com o prêmio Culturas Populares, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. O edital prevê repasse de R$ 20 mil reais para o projeto proposto pela TV OVO e também pela trajetória de trabalho focada nas diferentes manifestações de culturas populares.
O objetivo do edital foi destinar R$ 5 milhões para 250 iniciativas que fomentem, fortaleçam e deem visibilidade às atividades que envolvem a cultura popular e tradicional de todo o Brasil. Esta sétima edição do prêmio Culturas Populares homenageia Teixeirinha, gaúcho com forte influência na história da música e do cinema em nosso Estado. Na categoria pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, que é onde nos encaixamos, foram apreciados 185 projetos, dos quais 100 foram contemplados.
É gratificante ver nosso trabalho reconhecido e incentivado. O foco do projeto aprovado será em oficinas de audiovisual nas escolas indígenas de Santa Maria na aldeia Guarani Mbyá – Tekoa Guaviraty e na Aldeia kaingang Três Soitas. Daremos seguimento às atividades desenvolvidas nas comunidades indígenas de Santa Maria que estão em curso desde o ano passado.
Com este recurso, mais jovens terão acesso as nossas oficinas de audiovisual, além de podermos investir na manutenção de nossos equipamentos e aquisição de novos, e desenvolver novas didáticas.
Por Tayná Lopes