A Oficina de Vídeo TV OVO é um projeto que foi idealizado na Vila Caramelo, na região oeste de Santa Maria.
Tudo começou quando Paulo Tavares, entusiasta do cinema, propôs uma oficina de realização audiovisual em conjunto com a Associação Comunitária da Vila Caramelo. Esse foi o ponto inicial, e a partir de então, 20 oficinas foram realizadas, atingindo um público de mais de 500 jovens de toda a cidade. Entre os objetivos das oficinas está o de fazer com que eles não sejam somente telespectadores, mas sim, protagonistas do relato de suas histórias. O que no princípio tinha apenas a proposta de mostrar a realidade e a cultura das várias comunidades dos jovens santa-marienses, tornou-se um meio de comunicação comunitário.
Durante nossa trajetória, desenvolvemos diversas atividades no campo da cultura e da comunicação. Participamos de cineclubes, realizando exibições itinerantes e discussões sobre o audiovisual; co-produzimos o programa Povo Gaúcho, da TVE-RS; desenvolvemos o projeto TV OVO no Ônibus, no ar há 10 anos e que ganhou o Prêmio Mídia Livre; somos Ponto e Pontão de Cultura por meio de edital do Ministério da Cultura; participamos de coberturas colaborativas; desenvolvemos projetos educacionais; e realizamos documentários que resgatam a memória e a identidade de Santa Maria, o que nos rendeu o prêmio Cultura Viva.
A ideia que envolvia protagonismo juvenil e audiovisual gera frutos – hoje temos 15 anos e uma grande bagagem que forma uma teia de histórias de vida, audiovisual e cultura.
Conheça um pouco mais sobre nossa história:
[youtube 51pTsgxQK0A nolink]