Pular para o conteúdo

TV OVO participa de encontro com Pontos de Cultura de Santa Maria

No dia 26 de abril, a TV OVO participou do Micro Fórum e Giro Cultural da Região Funcional 8, que ocorreu no auditório da CESMA e reuniu diversos Pontos de Cultura da Cidade. O encontro foi promovido pelo Projeto Ponto a Ponto Tecendo as Culturas Gaúchas, Pontão de Formação RS e Ilê Axé Cultural Assobecaty, com o apoio da Comissão de Pontos de Cultura de Santa Maria e da TV OVO.  

Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, reconhecidas pelo Ministério da Cultura, que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades. Instituídos pelo Programa Cultura Viva, o governo busca desburocratizar os processos de reconhecimento, prestação de contas e repasse de recursos para essas organizações.  

A programação começou pela manhã com a apresentação dos projetos e uma importante conversa sobre de que forma cada iniciativa valoriza e impulsiona a cultura local. Ao todo, já são 22 Pontos de Cultura em Santa Maria. A TV OVO faz parte dessa história desde o início, sendo um dos primeiros pontos da cidade. 

Durante a tarde, foi apresentada uma performance do ponto de cultura Royale Escola de Dança e Integração Social, seguida de uma roda de conversa entre os representantes de cada ponto. Paulo Tavares, um dos fundadores da TV OVO, e a produtora cultural, Denise Copetti, representaram o coletivo audiovisual no encontro. 

Além da TV OVO, participaram do evento os Pontos de Cultura: Royale Escola de Dança e Integração Cultural, Projeto Viva a Criança, CESMA, Orquestrando Arte, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – Assobecaty, Associação Tradicionalista Poncho Branco e Ijobá Cultural. 

Agente Jovem Cultura Viva da região 8, Pâmela Brandão, explica que o evento e o vínculo entre os Pontos é muito relevante: “É importante porque se os pontos não tiverem essa união e articulação entre os pontos da Santa Maria, não vamos conseguir progredir fomentando a cultura e obtendo recursos”. 

A coordenadora do Projeto Ponto a Ponto Tecendo as Culturas Gaúchas, por meio do Pontão de Formação do Rio Grande do Sul – Ilê Axé Cultural Assobecaty, Mãe Carmen de Oxalá, esteve presente no evento e falou sobre a importância de incentivar a cultura na cidade.

Mãe Carmen destacou a diversidade presente nos 22 Pontos de Cultura do município e enfatizou a importância da retomada desse trabalho em rede: “Essa micro teia representa a rearticulação da rede municipal dos Pontos de Cultura de Santa Maria. É um momento muito vivo, potente, e de muito contágio energético da potência da cultura viva brotando novamente com toda força”

Por: Júlia Almeida/ Estagiária de jornalismo

Fotos: Nathália Arantes

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights