Cura, proteção e sabedoria retratadas na tela a partir de quatro diferentes histórias de vida. O lançamento da série de documentários sobre Benzedores e Conhecedores de Ervas Medicinais, na última segunda-feira, no Museu Treze de Maio, foi um encontro de sensibilidades.
O Museu recebeu uma decoração especial, com fotos, imagens, frases e rezas ditas pelos benzedores. Plantas e ervas davam aroma ao ambiente, enquanto bolos e bolachas de fubá e chás eram servidos para o público. Após a exibição dos documentários, uma roda de conversa se formou, mesclando benzedores e pessoas que tiveram suas vidas mudadas em razão de um benzimento. Muitos reviveram cenas da infância, relembrando quando os pais os levavam para benzer, ou até mesmo recordando o convívio com seus avós, já que eles também tinham algum envolvimento com chás e/ou com benzimentos.
Nos realizamos ao exibirmos os documentários e ao despertarmos tantas recordações, emoções e sensibilidades. É essa a função dos filmes, a de registrar esse saber tradicional, para que ele não se perca nas linhas do esquecimento com o passar do tempo. E para dar mais força ao projeto, os documentários serão usados como material paradidático em escolas da cidade.
A produção foi realizada pela TV OVO em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade, financiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM). Em um ambiente envolto por conhecimentos e tradições ancestrais, o lançamento também integrou a 24ª Semana Municipal da Consciência Negra, organizada pelo Museu Treze de Maio.
O DVD com os quatro documentários será distribuído em escolas e para entidades que tenham interesse pelo material. Para isso, é só entrar entrar em contato por e-mail tvovo@tvovo.org. Futuramente, as produções serão disponibilizadas no canal do Youtube da TV OVO.