Pular para o conteúdo

RetrospectOVO

 

O ano de 2018 foi um ano de muito trabalho e de bons resultados. Lançamos cinco documentários em sessões itinerantes que percorreram escolas, praças e feiras (Feira do livro e Santa Maria e feira Internacional do Cooperativismo): Palma e Santa Flora trazem um recorte da história dos dois distritos rurais santa-marienses; Rock do K7 percorre a memória roqueira da cidade nos anos 80 e 90; Cultura de Afetos aborda a rede de solidariedade, trabalho, sonhos e luta que compõe os 25 anos de Feicoop; e Depois Daquele Dia, que tematiza os impactos da tragédia da Kiss em Santa Maria.

Ainda, em 2018, produzimos mais dois documentários – Pains e Passo do Verde –, realizamos duas oficinas em duas escolas municipais e sete exibições itinerantes em escolas públicas. Andamos pelo interior, furamos pneu, choveu, o carro estragou, choveu de novo, o telhado do galpão precisou ser trocado, mudamos tudo de lugar, choveu mais uma vez, mudamos de novo, veio o sol, secou e deu tudo certo. Realizamos dois colóquios com excelentes debates, ajudamos na organização do festival universitário Assimetria, participamos do festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), integramos a mesa de debate sobre acessibilidade no Festival de Cinema Estudantil (Cinest), lançamos o livro Cronicaria na Feira do Livro, nossa primeira produção em livro impresso, e que no apagar das luzes deste ano ganha sua versão em áudio, no formato de livro falado.

E, entre tantas produções e conquistas, a que mais marcou foi o tombamento definitivo do Sobrado como patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, o que nos permite seguir com o projeto de restauro, cuja primeira fase já está encaminhada para avaliação da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer  do RS (Sedactel), o que nos permitirá inciar a captação via lei de incentivo à cultura do Estado (LIC/RS) em 2019, nosso grande projeto para o ano que se aproxima.

E, claro, 2018 finda não só com sonhos realizados, mas abre portas para os sonhos que se renovam e para os que estão por serem sonhados. Além da primeira etapa de construção do Sobrado Centro Cultural, já estamos empenhados com os projetos aprovados via Lic municipal, que preveem a produção de um documentário com foco na história de origem da formação de Santa Maria, intercalando a versão histórica e a lendária, fazendo uma jornada em busca dos filhos de Imembuí, pois, segundo a lenda, todos os santa-marienses são fruto de uma relação de amor de um homem branco português com uma indígena; quatro oficinas com alunos de escolas públicas que resultarão em quatro exibições de oito vídeos; e a realização de mais dois colóquios e dois workshops para formar, debater e viver o audiovisual. E seguimos com os projetos independentes, entre eles a produção de um documentário sobre o acervo contínuo de art déco da Avenida Rio Branco, produzido em parceria com Marcelo Canellas, e mais uma proposta de livro, pois agora que aprendemos, não podemos parar.

E se fazemos o que fazemos e nos tornamos o que temos sonhado é porque o amanhã é construído no plural, e o passado nos ensina a sermos presente. Que venha 2019 com suas promessas, fragilidades, utopias, desassossegos, afetos e desafios. Sigamos de mãos dadas!

 

 

 

 

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights