Pular para o conteúdo

Olhares da Comunidade 2022: experiências, realizações e aprendizados

Na reta final do mês de dezembro, olhamos para trás e nos orgulhamos do nosso trabalho, das pessoas impactadas, das histórias contadas, dos projetos concretizados! Para além dos objetivos já estabelecidos no projeto cultural Olhares da Comunidade, conseguimos alcançar muito mais. Com o trabalho coletivo, a parceria dos nossos incentivadores culturais e a acolhida de escolas e comunidades de Santa Maria, fomos além.

No Olhares da Comunidade deste ano, como previsto, promovemos oficinas e cineclubes/exibições de produções para jovens com o objetivo de proporcionar experiências  audiovisuais em duas escolas públicas da cidade: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ramos Castro, localizada no Loteamento Leonel Brizola (bairro Diácono João Luiz Pozzobon); e a Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga (bairro Passo das Tropas).

Junto ao grupo de alunos inscritos nas oficinas, trocamos conhecimentos, trabalhamos noções de narrativa, enquadramento, montagem e operação de câmera, entre outros aspectos que compõem a área do fazer audiovisual. Buscamos proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizado e o olhar aguçado da curiosidade para novos conhecimentos. Assim, o audiovisual é apresentado como uma possibilidade, um pontapé inicial para uma futura profissão, quem sabe, ou um local de respiro, de socialização, de expressão.

Neste ano, durante o projeto,  os alunos participantes das oficinas realizaram seis curtas-metragens. Um deles leva o nome de Bici e foi selecionado para integrar festivais e mostras de cinema, como a Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, o 14° MacacuCine, o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) e o Curta 5 – Festival Estudantil de curtas, em sua 11ª edição.

Ao experimentar a linguagem audiovisual, os alunos tiveram a oportunidade de contar suas histórias, falar e registrar os seus universos. Através das lentes, eternizaram suas vivências, memórias e discursos. Para assistir às produções, basta acessar o canal da TV OVO no YouTube. A seguir, você encontra os links de acesso e as sinopses de cada produção: 

Escola para vidaPassado e presente entrelaçam vidas, aprendizado e  sonhos a partir de um lugar comum: a escola.

BiciUma adolescente sobe em sua bicicleta e pedala pelos arredores de onde vive. Durante o percurso, os laços que criou com a bike vem à tona e o ambiente por onde passa ganha uma nova perspectiva.

Bullying zero – vivendo e aprendendo

Para combater o bullying, é preciso conhecê-lo! Entender a raiz do problema, identificá-lo no meio escolar  e então desenvolver as ferramentas necessárias para que não torne a acontecer.

Tempo de EscolaProfessora Nívea Paim Mariano, ex-diretora da EMEF João da Maia Braga faz uma reflexão sobre o tempo que se dedicou aos alunos, a escola e a comunidade.

Parece brincadeira, mas não éUma vídeo ficção que explora situações de bullying na escola.

 Agradecemos pela companhia e apoio neste ano que finda, foi um ciclo de muito trabalho e realizações. Ano que vem tem mais Olhares da Comunidade, perspectivas, curtas e muita troca e aprendizado. Assim seguimos!

O projeto cultural Olhares da Comunidade contou também com um workshop sobre produção cultural, capacitação e captação de recursos para LIC/SM e tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM). 

Por: Tayná Lopes

 

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights