Pular para o conteúdo

Lançamento da série O Que Tem Passado

A partir de amanhã, quinta-feira, 25 de agosto, vamos iniciar o lançamento dos episódios da nossa mais nova série documental: O Que Tem Passado. Os episódios ficarão disponíveis em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Hoje já será possível conferir o teaser da série.

O primeiro episódio é Mata. A cidade da madeira que virou pedra. Fósseis com mais de 200 milhões de anos. Um passeio pelas ruas, praças, jardins e museus que não deixa esquecer que muita coisa passou por aqui antes mesmo do surgimento dos seres humanos. E depois também, desde os primeiros povos a habitar estas terras, passando pela escravidão no Brasil colonial até os dias de hoje, em que se busca ressignificar essas memórias.

Para a realização da obra audiovisual, percorremos cinco cidades da Região Central do Rio Grande do Sul (Mata, São Martinho da Serra, Silveira Martins, Agudo e Santa Maria), buscando falar das diferentes formas de patrimônio existentes em cada uma delas.

Os três personagens guias da narrativa são a jornalista Manuela Fantinel, o arquiteto e urbanista Daniel Pereyron e o historiador e arqueólogo João Heitor Macedo. Os episódios têm recursos de acessibilidade com tradução em LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. O projeto “O Que Tem Passado” foi aprovado no Edital SEDAC nº. 07/2021 – FAC Patrimônio.

Veja a sinopse da série:

Pesquisar, visitar, conhecer e se surpreender com o legado das diferentes culturas  e das distintas formas de vida no planeta. Três personagens viajam por cinco cidades da Região Central do Rio Grande do Sul. Eles buscam por marcas, impressões e transformações para ver o presente, projetar o futuro e registrar “o que tem passado”.

Confira abaixo o cronograma de lançamento online dos episódios:

25/08 (quinta-feira) – Ep. Mata

28/08 (domingo) – Ep. São Martinho da Serra

30/08 (terça-feira) – Ep. Silveira Martins

02/09 (sexta-feira) – Ep. Agudo

03/09 (sábado) – Ep. Santa Maria

Junto ao lançamento da série, vamos realizar um encontro no Theatro Treze de Maio chamado O que tem passado: conversas sobre audiovisual e patrimônio. Convidamos a todos para a atividade que será no dia 01/09, às 19h30min, e contará com talks – falas de 10 minutos – no formato de uma conversa rápida, com convidados que vão abordar o que tem passado na região quando falamos sobre patrimônio natural, histórico e cultural. São eles: Marcos Borba (TV OVO – idealizador e diretor da série), Daniel Pereyron (arquiteto e urbanista – personagem da série), João Heitor Macedo (historiador e arqueólogo – personagem da série), Flavi Ferreira Lisboa Filho (pró-reitor de Extensão da UFSM), Cátia Ferret (gestora pública em Silveira Martins) e Neli Mombelli (TV OVO – roteirista e diretora da série).

Confira os temas das falas:

Marcos Borba – Cultura, audiovisual e patrimônio

Daniel Pereyron – O patrimônio cultural edificado

João Heitor Macedo – Paisagem cultural: Arqueologia, História e ambientes naturais

Flavi Ferreira Lisboa Filho – Geoparques e preservação 

Cátia Ferret – As fontes da memória 

Neli Mombelli – Série audiovisual O que tem passado

Após a conversa, serão exibidos os episódios inéditos de Agudo e Santa Maria. Contamos com a tua presença!

Para maratonar os episódios, acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/tvovosm/

Facebook: https://www.facebook.com/tvovosm

Youtube: https://www.youtube.com/tvovo

Site: https://tvovo.org/portal/

Conteúdo relacionado

Cine em Movimento 2024: inscreva teu filme!

Que tal colocar tua produção para circular, democratizar o cinema e popularizar as produções de Santa Maria?  Estamos organizando novamente mostras de produções audiovisuais de curta-metragem

Cine em Movimento: inscreva teu filme!

Que tal colocar tua produção para circular, democratizar o cinema e popularizar as produções de Santa Maria e da região central do estado? Lançamos o edital do

Cine em Movimento 2024: inscreva teu filme!

Que tal colocar tua produção para circular, democratizar o cinema e popularizar as produções de Santa Maria?  Estamos organizando novamente mostras de produções audiovisuais de curta-metragem

Cine em Movimento: inscreva teu filme!

Que tal colocar tua produção para circular, democratizar o cinema e popularizar as produções de Santa Maria e da região central do estado? Lançamos o edital do

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights