Pular para o conteúdo

Bate-papo sobre audiovisual e cultura com alunos da Escola Antonio Mathias Anschau

Quinta-feira, 25/08, foi dia de bate-papo online com mais de 60 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mathias Anschau, de Nova Boa Vista, RS.

Neli Mombelli, integrante da TV OVO, foi convidada para falar sobre o documentário Quando Te Avisto, produção na qual ela assina a direção junto com Denise Copetti. O curta fala sobre a presença indígena em Santa Maria e aborda de forma universal a resistência desses povos.

Por meio de uma crônica do Marcelo Canellas, que falava sobre o filme, a professora Débora de Lima foi em busca do filme e propôs para os colegas levá-lo para a sala de aula. E, ao longo do ano, o documentário teve vários desdobramentos de conteúdo em diferentes disciplinas, entre eles em Geografia, ministrada pela professora Joviânia Mendes. Durante a conversa, Vitória, que tem descendência indígena, fez o desenho abaixo. 

Outro tema trazido para debate pela professora Joviânia foi o papel das políticas públicas para a cultura. Os estudantes Amanda H e Gustavo questionaram: “Existe uma separação entre nós e os indígenas. Além das políticas de inclusão, qual a melhor forma de nós, se não contribuir, não ‘descontribuir’ com o processo de inclusão e até mesmo viver com o diferente?” Boa questão, né?! Fica para todos nós.

Sinopse:

O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.

Assista ao documentário clicando aqui.

O documentário faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2019, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria – LIC/SM.

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter