No último dia 27 de junho, o jornalista Marcelo Canellas, parceiro aqui da TV OVO, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, uma homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul àqueles que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira, que, assim como Canellas, é santa-mariense por adoção. Durante a cerimônia, Valdeci ressaltou a vocação de Canellas para tratar de temas sociais em suas reportagens, “o que contribui para a reflexão da sociedade e, consequentemente, para a mudança no País”. Na ocasião, Valdeci citou os mais recentes e que fazem menção direta a Santa Maria, como a reportagem sobre a Royale Escola de Dança e Integração e a doação do casarão da esquina entre as Floriano Peixoto e Ernesto Becker para a TV OVO.
Durante a homenagem, Canellas, que adota para si as características de repórter peregrino e cronista provinciano, lembrou que mesmo morando fora do RS nesses 28 anos em que atua como jornalista nacional e internacionalmente, nunca deixou de estar ligado a Santa Maria e ao Rio Grande do Sul.
Natural de Passo Fundo, Marcelo Canellas formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 1987. Depois de um breve período como repórter da RBS Santa Maria, migrou para a EPTV de Ribeirão Preto, e logo passou a constar no quadro de repórteres especiais da Rede Globo. Por suas reportagens, Canellas já recebeu diversos prêmios, dentre eles o prêmio Vladimir Herzog na categoria documentário e a Medalha ao Mérito da Organização das Nações Unidas.
Em 2013, lançou seu primeiro livro, Províncias, crônicas da alma interiorana:
Foto: Guerreiro – Agência de Notícias ALRS
Por William Boesio