Pular para o conteúdo

Documentários produzidos em oficinas estão disponíveis no Youtube

Foto: Alan Orlando

Durante o primeiro semestre do ano, a TV OVO organizou e realizou duas oficinas de audiovisual com jovens de diferentes idades e regiões. Com o objetivo de promover uma formação que valorize a identidade dos participantes, cada oficina resulta em produtos audiovisuais únicos, refletindo a realidade desses jovens. Para que todos tenham acesso às produções, os filmes foram disponibilizados no canal do YouTube @TVOVO. Para saber mais sobre o que você pode encontrar por lá, acompanhe aqui! 

Núcleo Cultura, Arte e Cidadania (NUCAC)

Entre os meses de maio e julho deste ano ocorreu a primeira oficina do Núcleo Cultura, Arte e Cidadania – NUCAC. As vagas desta edição foram destinadas a jovens de 15 a 25 anos, moradores da Cipriano da Rocha, da Vila Resistência e da Tancredo Neves. Com foco na produção audiovisual, os vinte encontros abordaram tópicos teóricos e práticos, ministrados pelos oficineiros Neli Mombelli, Alexsandro Pedrollo, Alan Orlando, Evandro Depiante e Gelton Quadros. 

O resultado final foi o lançamento de dois documentários: O que não é visto e O preto que não está na pele. A escolha dos temas, roteiro, captação das imagens, áudios e edição do material foi feita pelos alunos, que criaram filmes que abordam questões do entorno em que vivem. Os filmes estão disponíveis na íntegra no Youtube da TV OVO. Entenda um pouco mais sobre cada um!

O que não é visto

Fala sobre a vida de duas irmãs com deficiência visual, que são participantes da oficina e moradoras da Vila Resistência. No curta, a jornalista Débora Flores vai até a casa das irmãs para conhecer Larissa e realiza o sonho de receberem um presente da Argentina.

 

O preto que não está na pele

O filme busca retratar o preconceito sofrido por culturas de origem preta, independente da etnia de seus praticantes, com ênfase às religiões de matriz africana, como a Umbanda e a Quimbanda, e ao Hip Hop.

O projeto NUCAC foi contemplado no edital do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania — PRONASCI 2, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Olhares da Comunidade 2024 

O projeto Olhares da Comunidade foca em um público um pouco mais jovem. As oficinas são voltadas para estudantes das escolas públicas de Santa Maria, a fim de formar novos atores na produção audiovisual da cidade. Os alunos da EMEF Lidovino Fanton estudaram sobre audiovisual e, divididos em três grupos, produziram três curtas-metragens: Os Guris da Caturra, Padrões Impossíveis e Histórias de Quadra. 

Os estudantes do nono ano criaram documentários que retratam a realidade da comunidade por meio dos seus olhares. As gravações foram realizadas no bairro Caturrita em Santa Maria. Os adolescentes também editaram os filmes na sede da TV OVO, o que proporcionou conhecimento técnico sobre todos os processos da produção audiovisual. 

Os Guris da Caturra:

Padrões Impossíveis:

Histórias de Quadra:

Texto: Cristine Michelin 

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights