Pular para o conteúdo

Documentário registra histórias permeadas pelas frequências do rádio

No último final de semana (11 e 12/04), a TV OVO esteve em Carazinho e Sarandi, na região norte do Estado, registrando histórias de pessoas e sua relação com o rádio. As gravações fazem parte do documentário Frequências do Interior, aprovado no edital RS Pólo Audiovisual – Histórias do Sul, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria do Estado da Cultura.

O audiovisual aborda o rádio a partir dos mais diversos enquadramentos. Foi por meio dele que Arno Schwerz, agricultor com 85 anos, acompanhou momentos políticos importantes para o país. Suas lembranças trazem desde a morte de Getúlio Vargas à Campanha da Legalidade, quando Leonel Brizola convocava a população por meio de discursos radiofônicos.

É pelo rádio que Vilson Petry, também agricultor, fica por dentro das notícias diárias. E, para isso, ele instalou aparelhos em diversos locais, como no trator, no chiqueiro e na sala de ordenha, sempre muito preocupado com a qualidade do som.

Para Ângelo Girotto, o rádio é uma forma de quebrar o silêncio da solidão. Viúvo há mais de 15 anos, o aposentado também busca encontrar uma companheira pelo rádio. Para isso, ele participa do quadro Cantinho do Amor do programa radiofônico Festa do Interior, transmitido pela emissora Gazeta AM 670, de Carazinho. Há três anos, o quadro, que tem apresentação de Vilson Kolling, promove encontros entre ouvintes que buscam um relacionamento.

E foi pelo programa que os aposentados Walter Güntzel e Alcina Wagner Young se encontraram. O namoro começou em 2013 e hoje eles moram juntos. Compartilham sonhos e afetos e abafaram o vazio que a solidão ecoava em suas vidas.

O documentário tem direção de Neli Mombelli e está previsto para ser lançado no mês de julho. Ainda neste mês, a equipe da TV OVO voltará para as cidades para finalizar as gravações.

 

Seu Ângelo passa os dias sentado ao lado de casa
Vilson usa fones abafadores para ouvir rádio
Walter e Alcina se conheceram por meio do rádio.

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights