O dia mais esperado do ano está chegando, pelo menos para a TV OVO! Restam apenas duas semanas para os 20 anos da entidade. E nesse mesmo dia, 12 de maio de 2016, ocorrerá a apresentação do projeto de restauração do Sobrado Centro Cultural, às 10 horas, na sede da TV (Rua Floriano Peixoto com a Ernesto Becker). A atividade é aberta a toda comunidade santa-mariense.
Os arquitetos Daniel Pereyron e Clarissa Pereira são os responsáveis pela apresentação do projeto. O intuito da conversa é a restauração do Sobrado, que completa 100 anos em 2016, e da fachada do galpão. Os espaços abrigarão cineclube, exposições, salas de aulas, bibliotecas, estúdios e demais ambientes para os santa-mariense terem mais um lugar aonde desfrutar a cultura na cidade. Para facilitar a compreensão de todos, os arquitetos irão fazer uma apresentação em três dimensões. Nesse mesmo encontro será apresentada a logomarca do Sobrado Centro Cultural.
Breve história recente do Casarão
Em 2011, o Sobrado, atual sede da TV OVO, foi comprado pelo jornalista santa-mariense Marcelo Canellas, que tem uma grande preocupação com o patrimônio histórico da cidade. O desejo de Canellas era transformar esse lugar em um espaço de arte, cultura e cidadania. Foi aí que a TV OVO entrou. Na época, em 2011, a TV funcionava junto à Casa de Cultura. Como o projeto de restauro da Casa estava em andamento, a entidade precisava encontrar um outro lugar para seguir com suas atividades. O jornalista cedeu em comodato o espaço para a equipe da TV OVO trabalhar e, em contrapartida, a organização assumia o compromisso de elaborar o projeto de restauração do casarão. Foi a partir daí que começou essa parceria que segue até os dias de hoje.
Porém, sempre há um porém nas histórias, e nesse caso não seria diferente. A TV OVO encontrou o espaço em condições insalubres e com muitos problemas de goteiras no telhado. Então, foi criado o projeto Teto para TV OVO via crowdfunding, um tipo de financiamento coletivo feito pela internet. A nova sede da TV foi ganhando vida através de projetos e doações da comunidade.
O novo plot twist dessa história (plot twist é a reviravolta no enredo de filmes) é no dia 12/05, com a apresentação do projeto de restauro e a preparação para iniciar os projetos que deverão captar recursos para a grande obra que está por vir. E essa história também tem seus poréns… Desde o início, a proposta de restauro contou com o trabalho de um grupo de arquitetos voluntários que trabalhou na concepção do que será o Sobrado. O projeto está no papel há aproximadamente três anos, seguindo os trâmites legais para a aprovação. Entre idas e vindas, entre conversas e alterações, a proposta cada vez fica mais afinada e é hora de realizar esse grande desafio e sonho que é transformar o Sobrado Centro Cultural em um espaço voltado para a cultura e para o audiovisual em Santa Maria.
Por Helena Moura