Conteúdo programático:
História da animação
. Um breve panorama que vai do desenho sobre papel e acetato à animação 3D digital.
A persistêcia retiniana e os frames por segundo
. Como funciona o mecanismo de captação de frames no olho humano, e a variação do fps em animações atuais.
Exibição de trechos de animações recorrentes, de diferentes técnicas e estilos de diversas partes do mundo.
. 2D Clássico (Disney – Mickey, Mogli, A espada era a lei, A Dama e o vagabundo…)
. Stop Motion (A fuga das galinhas, Wallace e Grommit, O estranho mundo de Jack, Pedro e o Lobo…)
. 3D (Toy Story, Monstros S/A, Os incríveis, Ratatouille…)
. Técnicas alternativas e animação como efeito especial no cinema tradicional (Trechos de filmes de . Normam McLaren, Furia de Titãs, Principe Archmed, seleção de filmes da Escola de Belas Artes da UFMG e seleção se filmes de algumas edições do Anima Mundi)
. Animação no Brasil (poucos longas, alguns curtas e muita publicidade).
O processo de animação e a linguagem: ideia geral, estudo de personagens, roteiro, story-board, animatic, dublagem, animação.
Exibição de trechos de making of de algumas animações recorrentes
. Making of Peter Pan, Alladin, A noiva cadáver, A viagem de Chihiro, Pedro e o Lobo…
Metodologia do movimento na prática: desenvolvendo um filme curto (+- 1 min.) utilizando a técnica pixilation (animação com pessoas).
Idéias, mini roteiro e storyboard para o desenvolvimento de pequenas vinhetas em stop motion (massinha de modelar) e em 2D (flipbook).
Desenvolvendo pequenas vinhetas em stop motion (massinha de modelar) e em 2D (flipbook).
Finalização: exibição das animações.