Cristiano Scherer – Técnico de som audiovisual
Registro Profissional: 554/SATED-RS
Cristianoscherer@gmail.com
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Técnico de Som Direto (curtas e médias metragens):
Até –16mm, mono, direção Gilson Vargas, Plongée Jam jazzing, 1997.
Velhinhas – 16mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 1998.
Fome – 16mm, direção João Filho, mono, 1998.
Intestino Grosso –, 16mm, mono, direção Augusto Canani, 1999.
The Beggining – 16mm, mono, direção Alexandre Basso, 2000,
Club – 35mm, mono, direção Cristiano Zanella, 2000.
Suco de Tomate – 35mm, Dolby SD, direção Bia Werther, 2000.
Quem? – 35mm, mono, direção Gilson Vargas, Plongée Jam Jazzing, 2000.
Outros – 35mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2000.
O Sanduíche – 35mm, mono, direção Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2000.
Domingo – 35mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2001.
Dona Cristina Perdeu a Memória, 35 mm, Dolby SD, direção Ana Azevedo, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2001.
Alumbramentos – 35mm, Dolby SD, direção Laine Milan, TVI, 2002.
Mãe Monstro – 16 mm, mono, direção Cristiane Reck, Cooperativa de Vídeo, 2003.
A Domicílio – 35 mm, Dolby SD, direção Nelson Diniz, Clube Silêncio, 2004.
Técnico de Som Direto (televisão):
– Noite – especial para TV, 32 min., baseado em novela de Érico Veríssimo, direção de Gílson Vargas, Clube Silêncio, 2005.
– Lutzenberger: For Ever Gaia – DOCTVIII, 52min., direção Frank Coe e Otto Guerra, OTTO DESENHOS, 2006/2007.
Técnico de Som Direto (longas metragens):
Netto Perde sua Alma – 3º etapa – 35mm, Dolby SD, direção Beto Souza e Tabajara Ruas, Scuderia Filmes, 2001.
Houve uma vez dois verões –35 mm, Dolby SD, direção Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2001.
Do Chuí ao Oiapoque – documentário, 35 mm, Dolby SD,/DTS, direção Claudia Neubern, co-produção franco-brasileira, 2002.
O Homem que Copiava – ficção , 35 mm, Dolby SD, direção Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2002.
MST – documentário 35 mm, Dolby SD, direção Miguel Torres, Canal Plus e Almodóvar Produciones, 2003.
Cão sem Dono – 35 mm, Dolby SD, direção Beto Brant e Renato Ciasca, Drama Filmes e Clube Silêncio, 2006/2007.
Ainda Orangotangos – 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio, 2006/2007.
Quase um Tango Argentino – 35 mm, Dolby SD, direção Sergio Silva, MGM Produções, 2008.
Microfonista (longas metragens):
Netto Perde Sua Alma – etapas 1 e 2 – 35mm, Dolby SD, Beto Souza e Tabajara Ruas, Piedra Solo, 2000/2001.
A Partilha – 35mm, direção Daniel Filho, Rio de Janeiro, Globo Filmes/Lereby Produções, 2000.
Assistente de Som Direto (longas metragens):
Tolerância – 35mm, Dolby SD, direção Carlos Gerbase, Casa de Cinema de Porto Alegre, 1999.
O Trapalhão e a Luz Azul – 35mm, Dolby SD, direção Paulo Aragão e Boury, Rio de Janeiro, Renato Aragão Produções Artísticas, 1999.
Editor de Som (curtas e médias metragens):
Cinemeando no Garagem – S8mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 1999.
Amanhã – S8mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2000.
A Verdade às Vezes Mancha – 16mm, mono, Andre Arieta.
Quem? – 35mm, mono, direção Gilson Vargas, Plongée Jam Jazzing, 2000.
Domingo – 35mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2001.
Isaura – 35mm, mono, direção Alex Sernambi, 2001.
Vagalume – 35mm, mono, direção Gílson Vargas, Plongee Cinema, 2002.
Dona Cristina Perdeu a Memória, 35 mm, Dolby SD, direção Ana Azevedo, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2002.
Alumbramentos – 35mm, Dolby SD, direção Laine Milan, TVI. 2002.
O Príncipe das Águas – 35mm, Dolby, SD, direção Werner Schuneman, Novo Sete de Cinema, 2002.
Pia Mater – 35 mm, Dolby SD, direção Denisson Ramalho, Olhos de Cão, 2002.
Mãe Monstro – 16 mm, mono, direção Cristiane Reck, Cooperativa de Vídeo, 2003.
Messalina – 35 mm, mono, direção Cristiane Oliveira, Clube Silêncio, 2004.
Cinco Naipes – 35 mm, Doby SD, direção Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2004.
A Domicilio – 35 mm, mono, direção Nelson Diniz, 2004, Clube Silêncio, 2004.
O Inicio do Fim – 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, CLube Silencio, 2006.
Sketches – 35 mm, Doby SD, direção Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2006.
LOTUS – 35 mm, Doby SD, direção Cristiano Trein, Sangue Bom Filmes, 2006.
Editor de Som (longa metragens):
Houve uma vez dois verões – 35 mm, Dolby SD, direção Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2001.
Wood e Stock – animação, 35mm, Dolby SD, direção Otto Guerra, Otto Desenhos, 2006.
Noite de São João – 35mm, Dolby SD, direção Sergio Silva, 2003.
Cena Aberta – seriado televisivo, direção Jorge Furtado e Guel Arraes, Globo/Casa de Cinema de Porto Alegre, 2003.
Cerro do Jarau – longa metragem, 35 mm, direção Beto Souza, Piedrafilmes, 2005.
Sal de Prata – longa metragem, 35 mm, direção Carlos Gerbase, Casa de Cinema de Porto Alegre, 2005.
Ainda Orangotangos – 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio – 2006/2007.
Mistéryos – 35 mm – dolby sd, direção Beto Carminatti, Pedro Merege, WG7 produções, 2006.
Netto e o Domador – 35 mm, Dolby SD, direção Tabajara Ruas, 2007.
Quase um Tango Argentino – 35 mm, Dolby SD, direção Sergio Silva, MGM Produções, 2008.
Desenhista de Som – Sound designer (curta e média metragens):
Quem? – 35mm, mono, direção Gílson Vargas, Plongée Jam Jazzing, 2000.
O Limpador de Chaminés – animação 35mm, Dolby SD, direção Rodrigo John, GusGus Produções, 2001.
Domingo – 35mm, Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2001.
Isaura – 35mm, mono, direção Alex Sernambi, 2002.
Vagalume – 35, mono, direção Gílson Vargas, Plongee Cinema, 2002.
O Príncipe das Águas – 35mm, Dolby, SD, direção Werner Schuneman, Novo Sete de Cinema, 2002.
Cinco Naipes – curta metragem, 35 mm, Doby SD, direção Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2004.
Inicio do Fim – curta-metragem, 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio, 2005.
A Domicilio – 35 mm, mono, direção Nelson Diniz, Clube Silêncio, 2006.
Sketches – 35 mm, Doby SD, Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2006.
LOTUS – 35 mm, Doby SD, Cristiano Trein, Sangue Bom Filmes, 2006.
Desenhista de som – Sound designer (longa metragens):
Netto Perde sua Alma – 35mm, direção Beto Souza e Tabajara Ruas, Scuderia Filmes, 2001.
Cerro do Jarau – 35 mm, direção Beto Souza, Piedrafilmes, 2005.
Wood e Stock – animação, 35mm, Dolby SD, direção Otto Guerra, Otto Desenhos, 2006.
Ainda Orangotangos – 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio, 2006/2007.
Mistéryos – 35 mm – dolby sd, direção Beto Carminatti, Pedro Merege, WG7 produções, 2006.
Mixagens Filmes Mono:
Cinemeando no Garagem – S8mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 1999.
Amanhã – curta metragem, S8mm, mono, direção Gustavo Spolidoro, GusGus Produções, 2000.
A Verdade às Vezes Mancha – 16mm, mono, direção Andre Arieta, 2000.
Quem? – 35mm, mono, direção Gílson Vargas, Plongée Jam Jazzing, 2000.
Isaura – 35mm, mono, direção Alex Sernambi, 2002.
Vagalume – 35, mono, direção Gílson Vargas, Plongee Cinema, 2002.
Mãe Monstro – 16 mm, mono, direção Cristiane Reck, Cooperativa de Vídeo, 2003.
Messalina – 35 mm, mono, direção Cristiane Oliveira, Clube Silêncio, 2004.
A Domicilio – 35 mm, mono, direção Nelson Diniz, Clube Silêncio, 2006.
Mixagem Filmes 5.1:
Noite de São João – longa metragem, 35mm, Dolby SD, direção Sergio Silva, 2003.
Cinco Naipes – curta metragem, 35 mm, Doby SD, direção Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2004.
Cerro do Jarau – longa metragem, 35 mm, direção Beto Souza, Piedrafilmes, 2005.
Inicio do Fim – curta-metragem, 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio, 2005.
Wood e Stock – animação, 35mm, Dolby SD, direção Otto Guerra, Otto Desenhos, 2006.
Sketches – 35 mm, Doby SD, direção Fabiano de Souza, Clube Silêncio, 2006.
LOTUS – 35 mm, Doby SD, direção Cristiano Trein, Sangue Bom Filmes, 2006.
Ainda Orangotangos – 35 mm, Dolby SD, direção Gustavo Spolidoro, Clube Silencio – 2006/2007
Quase um Tango Argentino – 35 mm, Dolby SD, direção Sergio Silva, MGM Produções, 2008.
Gravação de Trilha Sonora (curta e média metragens):
Quem? – 35mm, mono, direção Gílson Vargas, Plongée Cinema, 2000.
O Limpador de Chaminés – animação 35mm, Dolby SD, direção Rodrigo John, GusGus Produções, 2001.
A Sombra do Outro – 35mm, mono, direção Gílson Vargas, Plonge Cinema, 2002.
Gravação de Trilha Sonora (longa metragem):
Dias de Nietche em Turim – 35mm, Dolby SD, direção Julio Bressanie – Gravado e mixado ao vivo, em Tascam DA-P1
Som direto – Publicidade:
Atua desde 1999 no mercado publicitário de Porto Alegre tendo realizado vários filmes, dentre eles Coca-cola, Skol, Net, Olympikus, junto a Produtora Zeppelin.
Desde 2004 faz o som direto a grande maioria os filmes publicitários da produtora Margarida Filmes de Porto Alegre. Também realizou alguns trabalhos com a TGD, no período entre 2003 e 2005. Com a Jodaf realizou-se um comercial da Ford Ranger, nos Aparados da Serra em 2005. Em 2006 realizou comercial da MYNOLTA estrelando Ronaldinho Gaúcho, de produção internacional e produção local da Jodaf.
Experiência com Hardware e Software
Som Direto
Principais gravadores utilizados: Nagra II (Analógico), Tascan DAP1, Fostex, PD4, HHB1000 (DAT), CantarX Aaton (HD, 8 pistas), Sound Devices (HD 4 pistas)
Plataformas de Edição e Mixagem
PRO TOOLS HD, MBOX I, DIGI 002, MIX Farm
FINAL CUT
Experiência Docente:
Professor Convidado do Curso “Oficina Experimental de Cinema” promovido pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) – módulo “Som para Cinema”, 2003.
Professor Convidado do Curso “Cinema Digital” promovido pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – módulo “Som”, 2003.
Professor Convidado do Curso “Som para Cinema” promovido pela FUNDACINE e pelo Governo do Estado do RS, 2003.
Formação Acadêmica:
Tecnólogo em Produção Audiovisual em Cinema e Video – PUCRS – 2006.
Cursos de Aperfeiçoamento:
Workshop V – Som para Cinema – do projeto IV Ciclo de Workshops “Novas Tecnologias no Brasil”, São Paulo – Eduardo Santos Mendes, 1998.
Premiações:
– Prêmio Prawer-APTC de profissional do ano – 29º Festival de Cinema de Gramado, 2001.
– 1º Prêmio APTC do cinema Gaúcho – melhor som pelo filme de longa metragem Tolerância de Carlos Gerbase, na função de assistente de som direto, 2000.
– 2º Premio APTC do Cinema Gaúcho, melhor som pelo filme de curta metragem Club de Cristiano Zanella na função de técnico de som direto, 2001.
– 3º Prêmio APTC do Cinema Gaúcho, melhor som pelo filme Domingo de Gustavo Spolidoro, na função de desenhista de som, 2001.
– Indicação para o prêmio Melhor Som/Academia Brasileira de Cinema (2002) pelo Desenho de Som do filme Netto Perde sua Alma – longa metragem, 35mm, Beto Souza e Tabajara Ruas, Scuderia Filmes, 2001.
– Indicação para o prêmio Melhor Som/Academia Brasileira de Cinema (2004) pelo Som Direto do filme O Homem que Copiava – longa metragem 35 mm, Dolby SD, Jorge Furtado, Casa de Cinema de Porto Alegre.
– Prêmio de melhor som de longa metragem no Festival de Cinema do Ceará de 2004 com o filme Noite de São João, de Sérgio Silva, Dolby Sd, 35 mm, nas funções de editor de som e mixador.
– Prêmio Prawer-APTC pelo conjunto da obra 2003/2004 – 32º Festival de Cinema de Gramado (2004).
– Prêmio de melhor edição som de curta metragem – Mostra Gaucha do 37º Festival de Cinema de Gramado (2009) com o filme Livros no Quintal, dirigido por Vinicius Cruxen. Okna Produções.