A série documental ‘Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria’ está entre os finalistas do 45º Prêmio Vladimir Herzog na categoria Produção Jornalística em Vídeo. Para nós da TV OVO, que acreditamos e trabalhamos pela cidadania, ser finalista dessa premiação é a o reconhecimento do nosso compromisso firmado através do audiovisual.
Dedicamos essa indicação às 242 vítimas da tragédia de Santa Maria, aos mais de 600 sobreviventes e aos familiares e amigos. Agradecemos a ‘Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria’ (AVTSM) e ao coletivo ‘Kiss – Que Não Se Repita’ pelo apoio à série documental e pelo compartilhamento de vozes que ecoam há dez anos por um objetivo: justiça, para que não se repita.
A série documental, que acompanha o julgamento da tragédia da boate Kiss em dezembro de 2021 a partir do ponto de vista de familiares e sobreviventes, só foi possível de ser realizada pela confiança daqueles que nos permitiram registrar as suas histórias. Essa confiança é o retrato do nosso compromisso ético com a vida das pessoas, além da crença na preservação da memória como instrumento de garantia dos direitos humanos.
Na equipe da TV OVO estão Marcos Borba, na direção de equipe, Neli Mombelli na produção, Rafael Rigon, na direção de fotografia, Alan Orlando na assistência e Victor Mascarenhas no som direto.
Essa não é a primeira participação da TV OVO em projetos relacionados à tragédia da boate Kiss. Há mais de 5 anos a entidade registra as atividades realizadas pela AVTSM. Por acompanhar as famílias e a busca por justiça dos envolvidos, a TV OVO possui um grande acervo de imagens e registros inéditos que estão presentes na série documental. O coletivo audiovisual também produziu, em 2018, o documentário Depois Daquele Dia, dirigido por Luciane Treulieb, que discute os impactos e aprendizados após a tragédia de 2013.
Por Nathália Arantes