Notícias/

Colóquio discutirá o Audiovisual e Questões Socioambientais

Debater sobre meio ambiente sempre foi uma necessidade para compreender para onde estamos indo enquanto sociedades humanas. Em meio a uma pandemia e a notícias que trazem dados catastróficos em relação ao desmatamento e que levam ao desaparecimento de biomas, abordar e agir em relação às questões sociambientais é sobrevivência para quem milita pela causa; motivo de preocupação para quem busca compreender a situação; e deveria provocar dúvidas naqueles mais desacreditados. Estamos falando da humanidade. É no sentido de gerar debates públicos e de trazer as questões sociambientais para perto do nosso cotidiano que propomos um colóquio que tem a produção audiovisual como impulso.

O colóquio Audiovisual e Questões socioambientais será no dia 17 de junho, a partir das 19h, com transmissão pelo nosso Facebook e YouTube. O encontro online contará com a presença de Estêvão Ciavatta, que é diretor, roteirista e produtor e assina produções premiadas como Um Pé De Quê?” e Amazônia – Sociedade Anônima, fortemente ligadas à temática ambiental; e Thais Lazzeri, jornalista, documentarista e roteirista,  que é diretora do documentário O Amanhã é Hoje e trabalhou por mais de uma década na cobertura de meio ambiente e direitos humanos para grandes veículos do país. A conversa será conduzida por Neli Mombelli, documentarista e produtora, integrante da nossa equipe.

A atividade faz parte do projeto Narrativas em Movimento 2021, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria – LIC/SM e terá certificado para aqueles que se inscreverem através do Sympla.

Sobre os convidados

Estêvão Ciavatta é diretor, roteirista, produtor e sócio-fundador da Pindorama Filmes, referência em questões sociais e ambientais, sendo  Amazônia Sociedade Anônima seu filme mais recente. Ciavatta escreveu e dirigiu dezenas de programas de televisão, incluindo Brasil Legal, Central da Periferia, Um pé de quê? e Programa Casé.

Thais Lazzeri é jornalista, documentarista e roteirista. Repórter premiada, trabalhou por 13 anos em redações como Época, Folha de São Paulo e Repórter Brasil. Em 2018, dirigiu e produziu o documentário O Amanhã É Hoje o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas, lançado na COP 24 (Polônia). Em 2020, fundou a FALA- histórias para não esquecer, uma produtora de conteúdo estratégico e de filmes em direitos humanos, meio ambiente e democracia.

 

Sobre a mediadora

Neli Mombelli é documentarista, produtora cultural e professora de audiovisual na Universidade Franciscana, com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Integra o coletivo audiovisual TV OVO há 12 anos onde atua na elaboração de projetos, como oficineira de realização audiovisual e na direção, produção e montagem de filmes. Dentre as principais produções audiovisuais estão Quando Te Avisto (2020), Feminino Substantivo (2019), Depois Daquele Dia (2018), Frequências do Interior (2015), Poeira (2015) e A Semi-lua e a Estrela (2013).

Para ficar por dentro dos nossos projetos culturais, nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Por Lívia Maria Teixeira de Oliveira e Tayná Lopes

Conteúdo relacionado

Sobrado Centro Cultural

O Sobrado Centro Cultural é a soma do desejo de transformar o casarão  que fica na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Ernesto Becker

Sobrado Centro Cultural

O Sobrado Centro Cultural é a soma do desejo de transformar o casarão  que fica na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Ernesto Becker