Segunda-feira, 03 de agosto, poltronas do Cineclube Lanterninha Aurélio lotadas e muita curiosidade para ver mais um filme produzido em Santa Maria. Esse foi o cenário do lançamento do curta Poeira, produzido pela TV OVO. O público presente ocupou todos os 200 lugares e quem perdeu a hora, precisou assistir a obra em pé.
Após a exibição do curta-metragem, parte dos espectadores permaneceram em seus lugares e participaram de um debate, que se estendeu até um pedaço da noite, com a equipe envolvida na produção. Além das interações no auditório, o público também se manifestou pelas redes.
Confira alguns depoimentos coletados no Facebook e uma reportagem feita no dia da estreia:
Tina Reinheimer (facebook, 03/08/2015 – Pós lançamento do curta)
Comigo este curta metragem dialogou sobre a saúde do trabalhador. Quando o ganhar do pão exige muito mais que o suor do rosto. Quando determina como moeda de troca a própria vida. Me fez relembrar um texto que fala sobre a complexidade da sociedade atual onde torna-se comum a utilização de expressões como o mundo das artes, o mundo da ciência, o mundo da política… Contudo, no mesmo espaço-tempo, existe apenas um mundo resultante do entrelaçamento de todos os mundos criados pelo homem: o mundo do trabalho. Os trabalhadores sustentam a produção dos bens e serviços vitais à sociedade. Nesta lógica, a saúde do trabalhador deve ser entendida como responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.
Claudia Nunes (facebook, 04/08/2015)
Grande estreia para a Cidade de Santa Maria! Em um misto de surpresa e constatação me senti orgulhosa de estar por perto da produção cinematográfica da TV OVO na direção de Paulo Tavares. Constatação porque observo a dedicação e competência de quem produz cinema em SM assistindo a apresentação de uma obra magnífica. Surpresa porque entendi que não basta apenas conhecer, e sim dar-se a percepção de quão profundo é o mundo de quem se propõe a escrever e dar vida a personagens que são pessoas como a gente e que vivem em realizadas de tanta emoção e sensibilidade. Um grande momento para a cena de cinema.
Fernanda Kieling Pedrazzi (facebook, 04/08/2015)
Adorei ter ido assistir o Poeira…Me surpreendeu em diversos aspectos! Parabéns pelo trabalho de todos, pela dedicação ao que fazem! O resultado é lindo e comovente!
Camila Vermelho – Atriz e Roteirista (Face in box, 05/08/2015)
Mas gostaria de abraçá-lo pessoalmente e dizer o quão achei lindo o seu filme, que já é “poeira” na própria textura da imagem. Só vc mesmo para explorar algo tão regional, mas ao mesmo tempo universal. Grande realizadores são assim mesmo, meu querido! Vida longa à TV OVO e a seus projetos, queridão!!! Bjs do fundo do meu coração! Sou sua fã!
Ananda Delevati – Jornalista (por e-mail, 05/08/2015)
Nossa gente, fiquei impressionada aqui com tudo. Adorei a roteiro, o final. Achei que o filme trata sobre o tema de maneira super sensível. As imagens ficaram ótima 🙂 Muito sucesso para vocês!
O Poeira ainda terá lançamento em Santo Inácio, interior de Toropi, onde foram realizadas as gravações. A exibição será dia 16 de agosto, domingo, às 19h, no Pavilhão Católico de Santo Inácio. E dia 25, terça-feira, serão realizadas duas sessões no Centro Cultural Toropi, às 10h30min e às 14h. As atividades são abertas à comunidade.
Veja o vídeo que produzimos sobre o lançamento.
Texto: Heitor Leal