Aprender e ensinar: são os pressupostos que movem as atividades da TV OVO. Foi assim que ela iniciou em 1996, na Vila Caramelo, região oeste de Santa Maria. Um grupo de adolescentes se reuniu para aprender a técnica do vídeo e retratar a realidade de suas comunidades. Ancorados a isso estavam outros dois elementos importantes, que eram a cultura e as organizações comunitárias.
É a partir dali que a TV OVO se institucionaliza tendo os jovens como agenciadores da entidade. Assim, a cada ano, quando iniciava uma nova turma, o grupo do ano anterior era responsável por compartilhar seus conhecimentos sobre audiovisual.
Mas por que TV OVO? A ideia primeira trata de uma sigla para Oficina de Vídeo Oeste (OVO) e porque o sonho da gurizada era fazer uma televisão. Mas o ovo também tem o sentido simbólico de nascimento e de criação, que alimenta e gera transformações.
Nascia um projeto de comunicação comunitária em Santa Maria. Hoje, para além da formação de jovens, a TV OVO também trabalha com o registro da memória da cidade e com produção de documentários e ficção. Anualmente é realizada pelo menos uma oficina em alguma escola pública ou nas dependências da entidade.
Neste ano, a TV OVO participa do projeto Escola na Tela, que começou ainda em 2014, e trabalha semanalmente com uma turma de alunos da Escola Augusto Ruschi. Ainda, desenvolve algumas atividades de troca de conhecimento com a Escola Municipal Profª Francisca Weinmann e Escola Cícero Barreto.
Veja o vídeo abaixo produzido pelo núcleo de comunicação e criatividade da TV OVO sobre as atividades de formação.