Pular para o conteúdo

Restaurado e ampliado, TV OVO produz vídeo sobre o Museu Getúlio Vargas

Após 61 anos de sua morte, Getúlio Vargas continua vivo na memória de quem conhece a história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Natural de São Borja, cuja lei estadual 13.041/2009 declarou oficialmente como a “Terra dos Presidentes” – por ser cidade natal, também, de João Goulart -, Getúlio tem sua trajetória contada em fotografias e documentos em uma casa especial para quem deseja conhecer a vida pessoal e o amadurecimento político deste que, para o jornalista e escritor Juremir Machado, foi “o mais completo, misterioso e fantástico político brasileiro”. Trata-se da casa onde Getúlio viveu por 11 anos e onde viu seus 5 filhos nascerem: Lutero, Getulinho, Alzira, Jandira e Manuel.

O lugar que, não por acaso, tornou-se um museu com relevância nacional, foi restaurado e ampliado por um projeto da Prefeitura Municipal de São Borja, com gestão e planejamento de Lahtu Sensu Administração Cultural e Cida Cultura, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e Secretária da Cultura, e patrocínio da AES Sul. Foram 18 meses de restauração para, no dia 3 de julho de 2015, o museu ser reinaugurado.

A produção da TV OVO também ocupa o novo cenário. Quem visita a casa pode encontrar depoimentos que contam a história de Getúlio com gravações realizadas em São Borja, Santa Maria e Porto Alegre. O vídeo tem trilha sonora especial, composta pelo músico são-borjense Ricardo Verissimo Freire. A equipe da TV OVO comemorou a oportunidade de trabalhar mais uma vez com a recuperação e o registro da memória por meio do audiovisual, seja em uma pequena comunidade ou em grandes proporções, como é o caso do ex-presidente. “Foi desafiador fazer esse trabalho. Falar de uma figura política tão conhecida não é fácil. Muito já se falou dele, então, tentamos buscar alguns elementos estéticos que aproximassem a figura do Getúlio de sua casa, como as projeções nas paredes”, comenta o diretor e roteirista Marcos Borba.

Ao conhecer as salas, o público lembra que faz parte dessa história – por aqui, brasileiro não é turista! Com o enfoque audiovisual, a TV OVO abre as portas do museu para que os visitantes conheçam um pouco do acervo de fotos, vídeos, documentos, mobiliário e utensílios da vida pessoal e política de Getúlio Dornelles Vargas.

Veja o vídeo produzido para o Museu.

Texto: Manuela Fantinel

Foto: Neli Mombelli

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights