Pular para o conteúdo

Repercutindo: oficina de roteiro para série documental de curta duração chega ao fim no sábado

oficina roteiro documentárioNo audiovisual, o roteiro é um guia, contém todos os detalhes do que posteriormente irá aparecer na tela. É nele que estão sinalizadas as falas e onde está a descrição do local, os movimentos e enquadramentos da câmera. Em documentário, também não é diferente. Por mais que muitos ainda relevem o valor do roteiro no documentário, ele é importante para evitar futuras dores de cabeça. O roteiro serve para organizar, para pensar o que fazer antes de fazer, pesquisar a fundo o assunto.

A oficina de roteiro para série documental de curta duração aborda essas questões. “A ideia é discutir a importância e experimentar essa questão de antes de eu sair com uma câmera na mão para gravar, eu minimamente organizar a minha ideia para que ela seja possível de ser gravada de uma maneira mais fácil, de uma maneira que me dê menos problemas tanto na hora de produzir e de gravar quanto na hora de montar”, avalia Paulo Tavares, ministrante da oficina.

Um ponto que chamou a atenção de Paulo foi a quantidade de inscrito: eram 20 vagas e houive 42 pessoas inscritas. Para atender a demanda, foram selecionadas 28 pessoas de diferentes perfis para participar da oficina. “A proposta da oficina é diversificar, é fazer com que não só o pessoal da comunicação, mas também o pessoal das outras áreas que tem interesse pela questão do audiovisual tenham essa experiência de poder pensar, de como organizar uma ideia e transformá-la em um possível roteiro de documentário”, comenta ele.

 

Durante a oficina é  escolhido um assunto ou tema, e a partir dele é pensado quatro ou cinco abordagens diferentes que caracterizem isso como uma série. O assunto escolhido np dia 13/08 foi o ensino público e, neste sábado (20), será definido as diferentes abordagens do tema e será roteirizado cinco episódios.

Iander Porcella, estudante de Jornalismo, comenta sobre os aprendizados da oficina, destacando o trabalho em equipe. “Estou achando a oficina ótima porque estou tendo uma noção mais profunda do que é o audiovisual, o documentário, e também de que tudo é criado em conjunto. Elencamos temas e debatemos sobre eles, tudo em grupo. Então está sendo muito legal construir um roteiro de documentário com todos que estão participando da oficina”.

Trazendo um olhar de fora da comunicação, o mestrando em Geografia, Édipo Djavan, discute a importância do roteiro, fazendo uma comparação com o âmbito escolar. “Uma aula só flui e acontece se bem estruturada e traçada. Obviamente que nem tudo irá acontecer como o esperado, porém a diretriz básica serve, justamente, para evitar desvios ainda maiores da ideia principal. Para qualquer mídia, que busque também transmitir uma informação de forma didática e objetiva, o roteiro se torna indispensável”.

Realizada no Sobrado Cultural, sede da TV OVO, a oficina é uma contrapartida para a comunidade do projeto Cena Cultural 2016, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. A carga horária de 12h foi dividida em dois sábados.

Por Nicoli Saft

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights