O sábado,21/04, amanheceu nublado e logo depois despencou água em Santa Maria, mas isso não impediu que um grupo de pessoas se reunisse para falar sobre audiovisual. Leo Roat conduziu o workshop de produção audiovisual com tecnologia mobile.
O primeiro passo foi aprender na teoria as possibilidades dos celulares e das plataformas digitais para edição, finalização e reprodução do audiovisual; o segundo foi conhecer os equipamentos que ajudam na produção, como microfones, adaptadores de lentes profissionais para celulares, tripés, estabilizador de imagem e demais aparatos.
Em função da chuva, a parte prática que seria na rua foi transferida para o dia 27 de maio, em princípio, um domingo à tarde. A ideia é que os participantes observem a sua volta e captem impressões pelas lentes de seus aparelhos, para depois exercitarem a edição e finalização dos filmes em aplicativos de smartphones sob a orientação de Leo.
O workshop faz parte da programação do projeto Narrativas em Movimento, que tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de santa Maria.
Por Fernanda Marques