Incentivar com bons exemplos: assim é a oficina de reportagem do GloboLab em parceria com o Profissão Repórter. No dia 12 de março, segunda-feira, viajamos, entre nove pessoas, até Porto Alegre, juntamente com acadêmicos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano para participar da 6ª ediçãodo Globo Lab Profissão Repórter.
A atividade foi conduzida pelos jornalistas Caio Cavechini e Eliane Scardovelli, que compartilharam das suas experiências nas reportagens do programa. Foram apresentados trechos de algumas reportagens produzidas no Profissão Repórter, dando exemplos de abordagens criativas, pautas, construção da reportagem e afins. Tudo isso visando para que os jovens participem de uma seleção realizada pelo projeto.
Os participantes poderão produzir um vídeo entre 3 e 5 minutos, em dupla, e enviar o material para a equipe do GloboLab: Profissão Repórter. Serão selecionadas as dez melhores reportagens, e as duplas escolhidas vão participar de uma imersão na redação do programa, em São Paulo, durante uma semana. Além disso, o material será exibido na página do Profissão Repórter na internet. Para saber mais sobre o programa você pode acessar o site.
Por Larissa Essi