Pular para o conteúdo

TV OVO recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

Hoje, terça-feira (22), às 20 horas, a equipe da TV OVO, projeto que recentemente completou 25 anos de atuação em Santa Maria,  recebe a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Proponente da homenagem, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) destaca que a iniciativa contou com o aval de toda a Mesa Diretora do Parlamento gaúcho, o qual é integrada por deputados e deputadas de diferentes partidos. “Chega a ser difícil mensurar a relevância da TV OVO para Santa Maria. Ela não somente formou, mas também acolheu muitos meninos e meninas, deu-lhes conhecimento, formação e, de certa forma, sentido a suas vidas. A medalha é um singelo agradecimento coletivo da Assembleia a homens e mulheres que, a partir de um sonho, tornaram realidade o desejo de muitos jovens em terem uma profissão, poderem contar suas histórias, mostrar a vida nas suas comunidades por meio da arte e da comunicação. E isso não tem preço”, avaliou o parlamentar.

A entrega da Medalha acontecerá durante uma live, que será transmitida pelas redes sociais e que vai contar com a participação de pessoas que colaboraram para a trajetória da entidade. “É com muita alegria que a TV OVO recebe da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha. É um reconhecimento, mas também um sinal de que tudo que fizemos nesses 25 anos de sonho e trabalho coletivo em prol da formação, da produção, da circulação e da democratização do audiovisual não foi em vão. Também nos alerta para a necessidade de reforçarmos o nosso compromisso de continuar desenvolvendo ações inclusivas, tanto na área da linguagem do audiovisual quanto na cultura e na comunicação comunitária”, afirmou o fundador da TV, Paulo Tavares.

História – A TV OVO é uma associação sem fins lucrativos criada em 1996 pela iniciativa de Tavares e dos adolescentes que participavam das oficinas ministradas por ele na época. Há 25 anos, a entidade desenvolve ações na formação audiovisual de jovens, na produção de vídeos comunitários e de curtas-metragens e no registro da memória santa-mariense. A TV obteve reconhecimento nacional por meio dos prêmios Escola Viva (2007), Selo Cultura Viva (2007), Ponto Mídia Livre (2010), Selo e Prêmio Cultura Viva (2011), Ponto de Memória (2013) e Culturas Populares (2019) e, há mais de uma década, realiza projetos pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria voltados para a produção de documentários a respeito da memória local, que já soma mais de 20 produções sobre culturas populares, saberes tradicionais, histórias de ruas, bairros, distritos e sua gente.

Texto: jornalista Tiago Machado (MTE 9415)

Conteúdo relacionado

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights