O Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural (Cultura Viva) é, a partir de agora, política de Estado. Sanção da Lei 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23/7). Nova legislação garante o compromisso do Estado brasileiro em ampliar, por meio dos Pontos e Pontões de Cultura, o acesso da população a seus direitos culturais.
Opinião de Paulo Tavares (TV OVO e representante dos Pontos de Culturas na Região Central do RS):
A sanção da Lei Cultura Viva é um marco para a cultura popular brasileira. Com ela, as parcerias entre a sociedade civil e as três esferas de governo tendem a ser facilitadas, ampliando assim, a promoção, o acesso e o direito da população a cultura.
Foi justamente com programa Cultura Viva que a TV OVO desenvolveu os projetos: Ponto de Cultura Espelho da Comunidade e Pontão de Cultura FOCU, dando um salto na sua qualificação e expandindo sua atuação na área do audiovisual em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e na Região Sul do país. E hoje, podemos dizer que temos o reconhecimento do nosso trabalho nacionalmente.
Agora, com a Lei Cultura Viva a sociedade brasileira tem muito a ganhar culturalmente.