Mesmo com toda a chuva na manhã desta sexta-feira, os jovens do Levante Popular da Juventude estavam presentes e bastante animados desde cedo na Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão. Muita cantoria, dança e descontração tomaram conta do acampamento da Assembleia Popular da Juventude. Dois jovens, o Mandacaru de Livramento e a Jana de Porto Alegre, conduziam a apresentação dos integrantes que vieram do campo e da cidade de todas as regiões do estado.
Sempre com sorrisos estampados nos rostos, eles imitavam o barulho da chuva com as mãos. “Nós somos os militantes que o Brasil precisa ter!” Essa era uma das frases mais entoadas. O Levante Popular da Juventude participa do 5º acampamento do campo e da cidade com a Assembleia Popular da Juventude na Feira do Cooperativismo.
Nisiéli Cazarotto Barbosa, 20 anos, é uma camponesa que vive no assentamento Meia Água em Hulha Negra, no sul do estado, ela diz que gosta de viver no campo e não agüenta ficar na cidade. Segundo ela, a Assembleia Popular da Juventude é muito positiva, pois com as idas aos encontros, o jovem do campo pode ver que na cidade as coisas também não são tão fáceis.
[youtube q0ne-M55IPc nolink]
Fotos: Júlia Schnorr
Texto: Sabrina Kluwe