Pular para o conteúdo

Sobrado Centro Cultural

Sobre

A TV OVO trabalha desde 1996 na formação de jovens e adolescentes da periferia na produção audiovisual e constitui-se como uma associação sem fins lucrativos. Desde 2005, é Ponto de Cultura e atua com projetos financiados pelo Ministério da Cultura – MinC. Durante sua trajetória acumulou parcerias e experiências, trabalhou com o Canal Futura, TVE-RS, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria – CESMA, Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC, Fórum Internacional do Software Livre, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura do Município. Entre seus projetos destacam-se: o TV OVO no Ônibus (Prêmio Mídia Livre 2009/ MinC), produção mensal de matérias informativas e culturais que são exibidas nos ônibus coletivos de Santa Maria; o Projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade (Prêmio Cultura Viva 2010/ MinC), que busca registrar a memória do patrimônio material e imaterial de ruas e bairros de Santa Maria; o Projeto Olhares da Comunidade, que dá oficinas de realização audiovisual para adolescentes de escolas públicas da periferia de Santa Maria; e  a Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil, aberta à comunidade, com livros, revistas e produções audiovisuais.

A mais de uma década, realizamos projetos pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria voltados para a produção de documentários a respeito da memória local, que já soma mais de 20 produções sobre culturas populares, saberes tradicionais, histórias de ruas, bairros, distritos e toda a sua gente. Também realizamos oficinas de realização audiovisual em escolas municipais e promovemos colóquios e workshops para ampliar o conhecimento e fortalecer a cadeia audiovisual da cidade.

É a TV OVO que está a frente do projeto Sobrado Centro Cultural (SCC), que entre os diferentes espaços e atividades que irá abrigar, também é o local da sede da instituição.

Saiba mais sobre a TV OVO.