Pular para o conteúdo

Sobrado Centro Cultural

Projeto

O projeto Sobrado Centro Cultural tem como objetivo restaurar o casarão de 1916 em ruínas que fica na Rua Floriano Peixoto esquina com a Ernesto Becker, em Santa Maria. A proposta em curso busca transformar o sobrado e o galpão anexo em um centro voltado para a cultura e expressões artísticas.

O projeto dá ênfase para o audiovisual, no entanto, se entrelaça com todas as formas de produção da arte. No casarão haverá, no primeiro andar, um café cultural para socializar saberes, debates e artes durante o happy hour. Terá ainda a Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil, com acervo de livros e filmes de acesso gratuito para a população; e o museu da imagem e do som, com acesso aos materiais brutos produzidos pela TV OVO ao longo dos anos e que é constantemente alimentado pelas novas produções realizadas. Já no segundo andar estará uma sala que abrigará cineclube, exposições, encontros e formações.

O Sobrado Centro Cultural irá fomentar o estudo, a discussão e a produção audiovisual sobretudo no prédio anexo. Lá, além de o segundo andar abrigar a sede da TV OVO, o terceiro andar será espaço para oficinas, workshops e coworking.

E no primeiro pavimento estará um estúdio para produções de cinema e TV, que também poderá ser utilizado para espetáculos, shows e saraus. E no subsolo haverá outros dois estúdios menores, um para pequenas produções audiovisuais e outro mais voltado para a produção sonora.

Este projeto só está sendo possível porque o jornalista santa-mariense Marcelo Canellas começou a sonhar ao ver o sobrado e acreditou na capacidade da TV OVO de materializar essa ideia. Por isso, ele fez a doação do imóvel nos 20 anos da associação, em 2016. Além dele, esse sonho segue vivo porque há muitos profissionais que dedicam seu talento e seu tempo a ele. Além da equipe da TV OVO, estão nessa empreitada os escritórios Q_Arts Arquitetura, Box Studio Arquitetura e Simultânea Engenharia, além de colaboradores e estagiários eventuais.