Sobrado Centro Cultural é aprovado na Lei Rouanet e está captando recursos
Momentos antes do apagar das luzes de 2024, recebemos uma notícia que se soma a uma trajetória de 12 anos em prol de um espaço para a arte e cultura santa-mariense: o projeto de restauração e construção do Sobrado Centro Cultural foi aprovado pela Lei Rouanet. Agora, é o momento de captar o recurso para o projeto continuar a ser executado. O prazo para a captação encerra em 30 de dezembro, então corre para destinar!
Quem pode doar?
Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda pelo modelo completo podem incentivar o projeto com 6% do imposto devido. Pessoas jurídicas podem destinar 4% do imposto devido.
Como doar para o projeto?
1º PASSO
Defina o valor da doação
Defina qual o valor que você pode doar.
2º PASSO
Deposite na conta do projeto
Deposite o valor na conta de captação do Projeto:
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 0126-0
Conta Captação: 100.098-5
3º PASSO
Envie o comprovante para a TV OVO
Envie o comprovante para a TV OVO, pelo e-mail financas@tvovo.org , e solicite o recibo de doação.
4º PASSO
Guarde o recibo de patrocínio/doação
Guarde o recibo de patrocínio/doação pelo período de até 6 anos.
5º PASSO
Declare o valor da doação no seu IR
Declare o valor destinado no seu Imposto de Renda para abater a doação.
ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a gente.
Contato para captação:
Marcos Borba
(55) 98413-4435
ou pelo e-mail
sobrado@tvovo.org
CONHEÇA O PROJETO SOBRADO CENTRO CULTURAL E POR QUE APOIÁ-LO
O casarão localizado na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rua Coronel Ernesto Becker foi erguido em 1916. Atualmente, no local fica a sede do coletivo TV OVO. O projeto Sobrado Centro Cultural (SCC) prevê a recuperação do local e a construção de um prédio anexo para criar um complexo dedicado ao audiovisual e à cultura.
A estrutura terá uma sala de cinema com programação contínua voltada para lançamentos nacionais; uma escola de produção audiovisual; estúdios de áudio e TV, biblioteca audiovisual, museu da imagem e do som, ou seja, um complexo cultural voltado à produção de cinema com olhar para a comunidade.
Contrapartidas
O Sobrado Centro Cultural é um sonho coletivo daqueles que acreditam e atuam pela transformação da sociedade por meio da cultura, reconhecendo a importância da participação ativa de cada indivíduo. Em 2025, além de dar sequência à restauração e construção do Sobrado Centro Cultural, o projeto aprovado pela Lei Rouanet prevê contrapartidas sociais que envolvem educação patrimonial, processos audiovisuais e direitos humanos.
● Oficina de Educação Patrimonial
A ação de educação patrimonial consiste em uma oficina prática de conservação e restauração de antigas técnicas construtivas, onde serão apresentadas as formas mais adequadas para a execução dos serviços de manutenção, recuperação ou restauração. A oficina irá abordar seis temas, sendo seis horas para o desenvolvimento de cada tema.
● Curso de Roteiro para Cinema
O Curso de Roteiro para Cinema irá unir a teoria e a prática da criação e escrita de roteiros com conceitos e técnicas. Durante seis aulas de duas horas e meia de duração, cada participante irá aprender como contar uma boa história, criar roteiro básico para filmes e séries.
● Palestra Direitos Humanos e Linguagem Audiovisual com o jornalista Marcelo Canellas - (sem custo para o projeto)
A partir da velha tradição narrativa humana, entre o contar e ouvir histórias, o jornalista e documentarista Marcelo Canellas abordará as formas de contar os dramas humanos da contemporaneidade – levando em conta as novas tecnologias disponíveis.
Ao sinalizar o conceito de direitos humanos como conquista da humanidade no transcorrer do processo civilizatório, Canellas discorrerá sobre o papel significante das novas formas narrativas audiovisuais: contar para compreender o mundo e solucionar os grandes dramas humanos
● Workshop Iluminação e Narrativa - Direção de Fotografia e as Narrativas Visuais - (sem custo para o projeto)
O workshop propõe uma abordagem teórico-prática onde o aluno aprenderá a dominar a iluminação, ferramenta fundamental nas narrativas visuais. Desde a compreensão do histograma até a criação de setups de iluminação complexos, explorando a captação da luz para a criação de atmosferas únicas para diversas narrativas, o aluno terá acesso a um conteúdo completo e abrangente
TEXTO: Nathália Arantes e Heloisa Helena Canabarro/ Divulgação TV OVO