Pular para o conteúdo

Sobrado Centro Cultural

Cultura

Projeto do café cultural e da Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil
Projeto da sala que abrigará cineclube, exposições, encontros e formações

O casarão localizado na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rua Coronel Ernesto Becker foi erguido em 1916, a pedido de Evandro Ribeiro, um engenheiro civil,  professor e poeta. Construído no apogeu da viação férrea, integrava uma das áreas nobres da cidade, paralela à então Avenida Progresso, principal avenida da época, atualmente chamada de Avenida Rio Branco. 

Espaço de saraus literários e intensa movimentação cultural, a casa carrega marcas e símbolos, trazendo na sua fisionomia parte dos anseios da sociedade da época, o que a leva a ser memória cultural e arquitetônica do país.

Sabendo da importância de manter viva a memória da cidade, um coletivo de pessoas formado por arquitetos, engenheiros e produtores culturais trabalhou na concepção do projeto Sobrado Centro Cultural. Em 2012, iniciou-se o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e complementares para a realização de uma intervenção de construção e restauração. Em 2018, a casa, de 1916, integrante do Ecletismo, e a fachada do galpão anexo, de 1940, representativo do movimento Art Déco, foram tombados como patrimônio histórico e cultural do município de Santa Maria (decreto executivo nº 99, 30 de agosto de 2018) a pedido da TV OVO, atual proprietária do imóvel (leia sobre as características na aba ARQUITETURA).

O levantamento de informações sobre o casarão e as plantas projetadas foram material para a criação do livro Lelé João-de-barro: arquiteto de histórias, lançado na Feira do Livro em 2019, de autoria de Clarissa Pereira, Daniel Pereyron e Neli Mombelli.  O livro, indicado para crianças de 4 a 9 anos, incentiva a educação patrimonial  é uma proposta para que elas se apropriem da cidade onde vivem e elaboram vínculos afetivos.

A fase 1 do projeto,  em captação pela LIC-RS, é apenas uma parte do complexo de cultura que o espaço abrigará (leia mais na aba APOIE). Pela concepção original, o casarão será destinado para a fruição cultural, promovendo atividades diversas para a comunidade, muitas de forma gratuita.

O local abrigará uma sala de cineclube, espaço para exposições de artes plásticas e fotografia, e a biblioteca do audiovisual Sérgio de Assis Brasil, com um acervo de livros e filmes com acesso gratuito. No prédio anexo, reforçando que estamos citando a ideia do projeto completo, os estúdios de produção audiovisual e de gravação de som, além das salas de aula e laboratórios de edição e finalização foram pensados para garantir recursos financeiros para a sustentabilidade do centro cultural, por meio de locações para terceiros e cursos pagos oferecidos para a comunidade. 

 O Sobrado Centro Cultural está sendo preparado para marcar a produção cultural de Santa Maria e região.