No dia 9 de maio, sábado, o jornalista André Trigueiro esteve em Santa Maria para palestrar sobre A Valorização da Vida: um Desafio do Nosso Tempo. A temática, também abordada em seu livro mais recente, se originou de seus estudos sobre o suicídio, onde analisa a causa dos problemas e como auxiliar na sua prevenção.
Em decorrência dos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), André Trigueiro afirma que suicídio é um caso de saúde pública no Brasil e no mundo. O jornalista ainda diz que “é importante entender o fenômeno do suicídio dentro de uma perspectiva amplexa. Não é trivial falar de suicídio, o ser humano não é uma ciência exata.”.
Desmitificar o assunto para tirar o caráter de tabu do suicídio é um dos objetivos de André Trigueiro, que ao longo de sua fala ressalta que não é possível desenvolver sua prevenção enquanto for uma questão invisível para a sociedade. Na palestra ainda foi comentado sobre a relação dos suicídios com patologias de ordem mental, como a depressão. O evento foi transmitido ao vivo pela TV OVO e está disponível no canal do Youtube.
Texto: Larissa Cardoso
Deixe uma resposta