Pular para o conteúdo

Pontão Focu

Pontão Fomento Cultural: a construção de uma rede de produção audiovisual

Um movimento cultural, vivo e pulsante. Assim são vistos os pontos de cultura, a base do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Dança, música, teatro, artes plásticas, audiovisual, cultura digital… enfim, são diversas as formas que a cultura pode ser apresentar. Mas, além de protagonizar o fazer cultural é preciso registrar tudo isso, fazer a memória, e revelar a beleza, cores e sons dos pontos de cultura.

E para desvelar essas histórias e personagens em som e imagem é necessário conhecer e aprender a trabalhar com as ferramentas audiovisuais. Neste sentido é que o projeto Focu – Pontão Fomento Cultural vem complementar a rede: oferecer capacitação aos pontos de cultura, suprindo a carência do conhecimento técnico  dos equipamentos de produção audiovisual.

Pensado por muitas cabeças, o projeto Focu nasceu dessa necessidade, com o objetivo de construir uma rede, alavancar a produção audiovisual da região sul país e estimular a articulação dos pontos de cultura. Apresentado pela Oficina de Vídeo TV OVO, o pontão inicia o trabalho focado no ponto fundamental: a formação.

O processo de formação

Com um formato interdisciplinar, as oficinas são desenvolvidas em duas etapas: 1° com oficinas básicas – roteiro/direção, operação de câmera/direção de fotografia e edição em software livre; 2° com mais três oficinas complementares optativas – interpretação, documentário, áudio (captação e pós-produção), trilha sonora, programação visual, cineclubismo, entre outras.

Desenvolvido dentro de uma formação pedagógica o formato interdisciplinar tem o papel de possibilitar que os conteúdos sejam absorvidos de forma mais rápida e fácil pelos oficinandos. Sempre unindo o pensar e o fazer, a formação do Focu é desenvolvida com um viés reflexivo, onde o que importa não é apenas produzir, mas principalmente refletir sobre o que se produz e como interferimos audiovisualmente na realidade que vivemos.

Cada etapa tem a duração de seis dias, pela parte da manhã e tarde, com exercícios estruturados para unir a teoria e a prática do fazer audiovisual e estimular a produção colaborativa. Entre a 1° e 2° etapa, haverá o acompanhamento via internet, meio pelo qual o oficineiro irá orientar os alunos no desenvolvimento dos roteiros e na produção dos projetos audiovisuais que serão gravados na segunda etapa. Todo o material produzido dentro do trabalho do pontão levará a licença Creative Commons.

Área de atuação

A abrangência do Focu são os estados da região sul do país – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nestes estados foram estabelecidos sete pólos de formação: Santa Maria, Porto Alegre, Rio Grande, Florianópolis, São Francisco do Sul, Curitiba e Londrina. Para auxiliar e otimizar o trabalho em cada pólo, o Focu conta com a disposição dos articuladores locais, os quais são definidos juntos aos pontos de cultura locais.

Na telona

Além de formar e produzir, o pontão também é focado na difusão. Uma sessão cineclubista é organizada em cada pólo que o Pontão Focu vai. As exibições têm o objetivo de abrir o horizonte para as produções audiovisuais feitas pelos próprios pontos de cultura e também para as produções independentes do circuito não comercial. Com a intenção de formar uma roda de debate diversificado, a sessão é composta por filmes da Programadora Brasil, da própria TV OVO, dos pontos de cultura, Ponto Brasil e de outras fontes.

O trabalho de difusão segue após a finalização dos curtas produzidos pelos oficinandos do Focu. A Mostra de Independência do Olhar terá essa função. Pensada como uma intervenção audiovisual, a mostra será realizada no dia 7 de setembro em todos os pólos simultânemente. Guiado por um manifesto, a Mostra tem função de despertar o olhar para outros conteúdos e estéticas.

Documentação e distribuição

Documentar as atividades dos pontos de cultura nas cidades pólos, também é objetivo do Focu. Esse processo irá ocorrer paralelo às oficinas e tem o objetivo de mostrar as experiências e práticas culturais dos pontos nas comunidades onde estão inseridos. Com a finalidade de desenvolver e completar a cadeia da produção audiovisual, o pontão ainda irá gerar três DVDs constituídos com: as produções das oficinas, a documentação realizada pela equipe do Focu e as produções já desenvolvidas pelos pontos de cultura que irão participar das oficinas. A distribuição desse material será gratuita e destinada aos pontos de cultura, parceiros e instituições afins.

ASSINE!

e receba a Newsletter no seu e-mail

Assine nossa Newsletter
Para receber mensalmente nossa Newsletter
Verified by MonsterInsights