Live sobre a Política Cultura Viva e lançamento de documentário outubro 11, 2020


Em diversos lugares espalhados pelo Brasil, há grupos de pessoas que pensam e dinamizam ações culturais. Essa grande teia forma pontos de cultura, que podemos relacionar com a técnica do do in, isto é, massageia-se esses pontos para ativar as energias que fluem entre eles. Essa ativação de energias entre os Pontos de Cultura foi potencializada em 2004, com a Política Nacional de Cultura Viva e que segue até hoje.

A TV OVO é um desses pontos e te convida para o lançamento do documentário de curta-metragem Pontuando a Cultura (2020), em formato de live, dia 14 de outubro, quarta-feira, às 19h, pelo Facebook e YouTube da TV OVO. Logo após, terá um debate com Leandro Anton, coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS, e Tadeu Costa, coordenador do Núcleo de multimídia da Comunidade Educacional de Pirinópolis de Goiás (Coepi), sobre temas relacionados à Política Cultura Viva no contexto atual. A mediação será de Paulo Tavares, integrante da TV OVO e representante do Segmento Cultura Viva no Conselho de Política Cultural de Santa Maria.

A produção do documentário e a live foram contemplados no Edital FAC Digital RS, uma iniciativa A produção do documentário e esse evento foram contemplados no Edital FAC Digital RS, uma iniciativa da Secretaria da Cultura do RS, da Universidade Feevale e Feevale Techpark.

Sobre o documentário
O curta aborda o universo da Política Cultura Viva (nacional e estadual) e os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul. São apresentados seis Pontos de Cultura gaúchos e a relação de suas ações com a atuação na comunidade. Devido a pandemia do Coronavírus, a gravação do material foi feita pelos próprios Pontos, em uma produção colaborativa. São eles: Africanidade (Porto Alegre), AIPAN (Ijuí), Instituto Cultural Filhos de Aruanda (Rio Grande), Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão (Porto Alegre), Pampa Sem Fronteiras (Bagé) e Royale Escola de Dança e Integração Social (Santa Maria).

Sobre os convidados
Leandro Anton: É geógrafo, fotógrafo e educador popular do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo desde 2007. Coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS.
Tadeu Costa: Tadeu Costa é coordenador do Núcleo de multimídia da COEPI. Formado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual e em Edição e Montagem de Imagem e Som. Atualmente é coordenador do Núcleo de multimídia da COEPi, foi formador no projeto Diz Aí Fronteiras do Canal Futura, assistente de edição no programa de Televisão “O Infiltrado” no History Channel e editor de conteúdo na segunda temporada do mesmo programa.

 

Por Lívia Maria Teixeira

 

Tags:, , , , , ,
Postado por: Neli Mombelli

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.