Inscrições abertas para o workshop Dirigindo a imagem: expressão e técnica na cinematografia setembro 3, 2020


Seguimos com algumas de nossas atividades nesse período pandêmico e trazemos o workshop Dirigindo a Imagem: expressão e técnica na cinematografia, que será ministrado pelo diretor de fotografia Pedro Rocha. Os encontros serão nos dias 14, 15 e 16 de setembro (segunda, terça e quarta-feira), das 19h às 21h. O workshop será totalmente online, pela plataforma Zoom e gratuito, com 20 vagas disponíveis.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de setembro, domingo, pelo formulário no Sympla. Para receber o certificado de participação é necessário estar presente, no mínimo, em 2 dias de atividade. O workshop é direcionado para aqueles que já tem alguma experiência na área, a nível intermediário. Abaixo o conteúdo proposto para esses três dias de encontro:

  • Teoria da Imagem: a construção da imagem; composição visual, o espaço da tela -2D e 3D; linguagem das formas, o controle do olhar
  • Evolução dos formatos e tecnologias do vídeo
  • Anatomia da câmera: diferentes modelos e características
  • Sensor digital: tamanho, resolução, latitude, sensibilidade, global/rolling shutter
  • Óptica: bocais, modelos de lentes, profundidade de campo, lentes e perspectiva, lentes e movimento
  • Fundamentos técnicos da cinematografia: iso, obturação, temperatura de cor e diafragma
  • Codecs e compressão de imagem, gamma, log, lut e raw
  • Exposição: fatores de exposição para o vídeo, controle da exposição, escala EV.

Sobre Pedro Rocha

Pedro é diretor de fotografia e fotógrafo formado em Jornalismo pela UFSM (2003). Foi diretor e fotógrafo por 5 anos no núcleo digital da produtora Film Planet em São Paulo. Como freelancer, na área de publicidade, já realizou trabalhos de direção de fotografia para clientes como Netflix Brasil, Samsung, Nestlé, Bradesco, Honda e Toyota. Durante o ano de 2015, trabalhou como diretor e fotógrafo no núcleo de inovação e linguagem do Grupo RBS. Em 2018 foi professor de Direção de Fotografia na pós em Produção Fotográfica e Audiovisual da Unisc.

Entre suas produções como diretor de fotografia estão os documentários “The Communication (R)evolution” (2013), Depois do Fim (2017) e as minisséries: “Oxigênio” (2014), Paralelo 30 (2017), Retratos do Cárcere (2017), SemprePoa (2018) e Sagrados e Profanos (2018). Foi co-diretor de fotografia no longa-metragem “Central” (2016).

Entre as premiações recebidas está o “Troféu Cineclube”, homenagem do Movimento Cineclubista Brasileiro pela contribuição à linguagem e ao desenvolvimento da cultura audiovisual, o “Troféu Vento Norte”, destaque dos 15 anos do Santa Maria Vídeo e Cinema, e o Kikito de melhor fotografia com o curta-metragem “Telentrega” no 45º Festival de Cinema de Gramado.

A atividade faz parte do projeto Narrativas em Movimento 2020, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria – LIC/SM.

Por Lívia M. Oliveira

Tags:, , , , , , , ,
Postado por: Neli Mombelli

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.