Depois Daquele Dia reflete, em primeira pessoa, sobre os impactos que a tragédia da Kiss trouxe para Santa Maria e para Luciane, irmã de uma das vítimas janeiro 23, 2018


O filme Depois Daquele Dia apresenta uma investigação em primeira pessoa sobre os impactos e aprendizados deixados pela tragédia em Santa Maria, as cicatrizes que marcaram a comunidade e as relações que, ao longo dos últimos cinco anos, criaram-se entre as vítimas, os familiares e a própria cidade. O documentário trata de um tema duro de maneira sensível, abordando como a vida seguiu e como a cidade, que foi abalada pela perda repentina de tantos jovens, se transformou.

A diretora, Luciane Treulieb, que é irmã de João Aloísio Treulieb – uma das vítimas da tragédia, narra a história através da sua perspectiva pessoal, por ter vivido com proximidade os acontecimentos e efeitos que vieram depois daquele dia.

O documentário, que tem a produção da TV OVO, é parte do trabalho de conclusão do mestrado em Periodismo Documental realizado pela diretora na Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina.

A pré-estreia de Depois Daquele Dia é nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 20h30min, na Praça Saldanha Marinho. A exibição faz parte da programação do quinto ano da tragédia da Boate Kiss, ocorrida no dia 27 de janeiro de 2013, quando morreram 242 pessoas em Santa Maria.

 

Assista ao trailer

 

Luciane Treulieb: Roteirista e Diretora

Jornalista com especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual, é atualmente editora-chefe da Revista Arco, revista de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Sua trajetória com audiovisual iniciou durante a graduação em Jornalismo na UFSM, quando co-dirigiu, para o trabalho de conclusão de curso, Sob o Mesmo Céu (2006), um documentário sobre a história de vida de universitários que moravam na Casa do Estudante da UFSM. Durante o mestrado em Periodismo Documental na Universidad Nacional de Tres de Febrero, foi co-diretora do documentário Aconcagua (2012), sobre a história do cinema “Aconcagua” do bairro Villa Pueyrredon, em Buenos Aires, narrado a partir das recordações dos vizinhos. Em 2013, dirigiu Falando com a Boca, documentário que conta a história da infância e da adolescência de sete jovens que frequentavam a Escola Aberta Paulo Freire, em Santa Maria, a partir da narrativa dos próprios jovens. Luciane realizou cursos complementares de formação na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba, na Academy of Media Film & TV, em Londres, e no Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina, em Buenos Aires.

TV OVO

Há mais de 20 anos a TV OVO atua, em Santa Maria, como um importante espaço de formação audiovisual de jovens, produção de vídeos comunitários e de documentários preocupados como registro da memória. Dentre os projetos e produções estão as  oficinas em comunidades periféricas e escolas públicas. Recebeu, do governo federal, os prêmios Escola Viva (2007), Selo Cultura Viva (2007), Ponto Mídia Livre (2010), Selo e Prêmio Cultura Viva (2011) e Ponto de Memória (2013).  Já na produção documental, destaca-se o  projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade que, desde 2008, registra a história de pessoas, ruas, bairros e distritos de Santa Maria, com produção média anual de dois documentários . Em 2013, rodou o documentário A Semi-lua e a Estrela, em Caçapava do Sul, financiado pelo edital Documenta Rio Grande, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-Audiovisual), da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac-RS). Em 2014, realizou, em parceria com o Canal Futura, formação nas cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana, para 170 jovens brasileiros, uruguaios e argentinos no projeto Diz Aí Fronteiras.  Em 2015, produziu o curta-metragem de ficção Poeira e o documentário Frequências do Interior, ambos aprovados em edital do governo do Estado.

 

Ficha Técnica Depois Daquele Dia

Duração: 50 minutos

Produtora: TV OVO

Roteiro e Direção: Luciane Treulieb

Direção de Fotografia: Marcos Borba

Montagem: Neli Mombelli

Produção: Luciane Treulieb, Neli Mombelli

Desenho de Som e Trilha Sonora Original: Márcio Echeverria Gomes

Finalização de Imagem: Carlos Donaduzzi

Apoio Técnico: Finish Produtora

 

Informações para a Imprensa

E-mail: depoisdaqueledia@tvovo.org

Telefone e WhatsApp: (55) 98455-7779

Entrevista com Bruno Gonçalves (1)

Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *