A fronteira entre Rivera (UR) e Santana do Livramento (BR), também chamada de Riveramento, desde terça-feira, é espaço para jovens das duas cidades debaterem sobre suas identidades, sobre cidadania, transformação social e audiovisual. São cerca de 100 pessoas, entre 13 e 29 anos, que participam de oficinas de criação, linguagem, produção e gravação, edição e postagem em blog dentro do projeto Diz Aí Fronteiras.
A iniciativa é coordenada pelo Canal Futura e tem financiamento do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. O projeto conta com parceria das organizações TV OVO, de Santa Maria/ RS, que trabalha com as oficinas de audiovisual, do Camp (Centro de Assessoria Multiprofissional), de Porto Alegre/RS, que aborda reflexões sobre cidadania e juventude, e da Câmera Clara, de Florianópolis/ SC, que realizará cinco episódios sobre temáticas fronteiriças para serem exibidos no Canal Futura.
Os assuntos abordados nos vídeos produzidos pelos oficinandos são contrabando, música, discriminação, inclusão e encontro e desencontros, tudo baseado no dia a dia dos jovens.
As atividades seguem até esta sexta-feira (31) e são realizadas no IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.
No domingo (02/02), o projeto Diz Aí Fronteiras inicia suas atividades na divisa entre Uruguaiana (BR) e Passo de Los Libres (AR). Serão quatro dias de imersão de mais 100 jovens das duas nacionalidades nas dependências do Sest/Senat de Uruguaiana.
Mais informações e relatos sobre as atividades podem ser acompanhadas neste site, no blog do Diz Aí. Na página do Facebook da TV OVO há uma galeria de fotos das atividades em Riveramento.
Tags:Argentina Passo de Los Libres, audiovisual, Câmara Clara, Camp, Canal Futura, cidadania, Diz aí fronteiras, identidade, Rivera, Riveramento, Santana do Livramento, transformação social, tv ovo, Uruguai Brasil, Uruguaiana
Deixe uma resposta