Documentário Mbya Arandu percorre 4 festivais em 2020 dezembro 16, 2020


Alunos nas gravações da oficina sobre linguagem audiovisual

O documentário Mbya Arandu – Saber Guarani foi selecionado em mais três festivais neste ano pandêmico: o FECEA – Festival de Cinema Escolar de Alvorada/RS, realizado online no final de novembro, no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que encerrou a mostra online no início de dezembro, e no Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, que também teve sua mostra online na primeira quinzena de dezembro.

Além disso, o filme foi premiado como melhor documentário no prêmio especial do júri do Festival Curta Taquary, de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, em maio. A produção foi idealizada durante as oficinas da TV OVO sobre linguagem audiovisual, com o objetivo de aproximar e incentivar os alunos a construir narrativas a partir de um olhar próprio sobre a sua comunidade. As oficinas  foram realizadas em 2019, com alunos da escola indígena Mbya Yvyrai’Ijá Tenodé Verá Miri, da aldeia Guarani Mbyá – Tekoá Guaviraty Porã, localizada em Santa Maria/RS.  

O filme trata da relação dos indígenas com a mãe terra e aborda questões sobre poluição, desmatamento e a ligação do homem com o meio ambiente. Refletir sobre o tratamento que estamos dando a natureza diz respeito à qualidade de vida que teremos, e, sobretudo, nos permite olhar através de uma visão indígena que fala da importância de estarmos conectados em harmonia com o todo. 

Por Eduarda Manzoni

 

Tags:, , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.