O site do Cronicaria já está no ar agosto 15, 2017


Nesta quarta (16/08), iniciamos as publicações de crônicas inéditas produzidas por Manuela Fantinel, a Manu, e por Marcelo Canellas. As quartas-feiras são da Manu e os sábados de Marcelo.
 
Mas por que cronicar? Para Marcelo, “a potência da crônica está justamente em esgaçar o banal, para que o leitor, percebendo o despercebido, reconheça nele um significado universal”. Logo, se crônica é potência, para Manu ela tem força porque passa pela percepção da potência do ser humano. “Precisamos acreditar que podemos pensar no ‘algo a mais’. Crônica é isso: é a busca pelo ‘algo a mais’ da rotina e da vida”. 
 
O Cronicaria é mais um espaço que abre brechas para os sentimentos e subjetividades que partem do singular, mas que encontram respaldo no coletivo, porque carregam marcas de anseios, de medos, de crenças, de valores, de lugares, de tempos, de amores, de desilusões, enfim, de elementos que caracterizam o ser humano. Cronicaria é um espaço de reflexão e de expressão. “Para mim, é uma honra escrever ao lado de Marcelo e mostrar que nós, jovens e mulheres, temos muito para dizer!”, complementa Manu. 
 
“Cronicaria é uma cesta de impressões sobre o mundo onde eu e Manu, cronistas de gerações tão diferentes, vamos deixando nosso olhares distintos”, comenta Marcelo, que também faz o convite: “Quem quiser, que apanhe as frutas miúdas do cotidiano que vamos colher pela cidade”.
O site do Cronicaria já está abastecido com as duas crônicas que publicamos durante a campanha de financiamento coletivo. Memória, é uma crônica de Marcelo publicada no seu livro Províncias: crônicas de uma alma interiorana. Já Sobre mim,sobre você e sobre ela é uma crônica que Manu escreveu especialmente para a campanha. E o Cronicaria continua com sua campanha de financiamento coletivo aberta até início de setembro. A meta é captar R$ 12 mil para que sejam publicadas 40 crônicas entre 16 de agosto a 30 de dezembro deste ano. Até o momento, captamos 65% do valor pretendido, o que financia as publicações até meados de outubro, totalizando 20 crônicas.
 
O projeto é capitaneado pela TV OVO. Somos um coletivo santa-mariense que trabalha com formação audiovisual e com o registro da memória da cidade. Para além do audiovisual, atuamos nas discussões a respeito das políticas culturais locais e desenvolvemos diversos projetos na área. Cronicaria é mais um deles que busca engajar e envolver as pessoas nos liames da escrita, da leitura, do cotidiano, do encontro e da reflexão.
 
Doações para a campanha podem ser feitas em catarse.me/cronicariatvovo

cronistas
Confira os vídeos que produzimos para a campanha do Cronicaria.

Tags:, , , , , , , ,
Postado por: TV OVO

Comentários

Deixe uma resposta